Voluntariado; Inovação Social; Voluntários; Organizações sem fins lucrativos
Volunteerism; Social Innovation; Volunteers; Nonproft organizations
Área
Inovação
Tema
Temas Emergentes em Inovação
Autores
Nome
1 - Priscila Bresolin Tisott Universidade de Caxias do Sul - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Maria Emília Camargo Universidade de Caxias do Sul - Programa de Pós-graduação em Admonistração
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Jaime João Bettega -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
4 - Angela Isabel dos Santos Dullius Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Estatística
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
5 - Angela Pellegrin Ansuj -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
As mudanças ocorridas nas comunidades e nas organizações nos últimos anos ensejaram um olhar voltado às preocupações sociais e como estas podem ser geradas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a ação voluntária e a inovação social, sob a ótica dos voluntários em organizações sem fins lucrativos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, operacionalizada por meio de uma survey. O questionário foi aplicado por meio eletrônico a 112 voluntários em organizações sem fins lucrativos, que foram escolhidos por conveniência. Os dados gerados foram analisados por meio de estatística uni e multivariada, utilizando-se das técnicas de estatística descritiva, análise fatorial e análise de regressão. Desta forma, foi possível identificar que as principais motivações para a ação voluntária são “fazer o bem, ajudando o próximo” e a construção de novas “amizades”. Além disso, a pesquisa permitiu classificar as motivações para o voluntariado em seis principais dimensões, a saber: (i) ganhos de carreira; (ii) altruísmo; (iii) status; (iv) motivações egoístas; (v) autorrealização e; (vi) conhecimento. Também, foi possível classificar as inovações sociais das organizações sem fins lucrativos em que os voluntários atuam em dois tipos: (i) inovações sociais de produto e; (ii) inovações sociais de processo. Ainda, foi possível identificar que, na amostra estudada, as variáveis apresentam comportamento que difere, em partes, das escalas originais, o que enfatiza a importância da não-generalização no que diz respeito às pesquisas científicas. Por fim, identificou-se que as ações voluntárias podem ser consideradas como uma variável preditora da inovação social, explicando a variável dependente em 8,4%.
The changes that have taken place in communities and organizations in recent years have given rise to a look at social concerns and how they can be generated. Thus, the aim of this paper was to analyze the relationship between voluntary action and social innovation, from the perspective of volunteers in nonprofit organizations. Therefore, a quantitative research was carried out, operationalized through a survey. The questionnaire was applied electronically to 112 volunteers in nonprofit organizations, who were chosen for convenience. The generated data were analyzed by univariate and multivariate statistics using descriptive statistics, factor analysis and regression analysis. Thus, it was possible to identify that the main motivations for voluntary action are “doing good, helping others” and building new “friendships”. In addition, the research allowed us to classify motivations for volunteering into six main dimensions, namely: (i) career gains; (ii) altruism; (iii) status; (iv) selfish motivations; (v) self-actualization and; (vi) knowledge. Also, it was possible to classify the social innovations of nonprofit organizations in which volunteers operate in two types: (i) social product innovations and; (ii) social process innovations. Furthermore, it was possible to identify that, in the studied sample, the variables present behavior that differs, in part, from the original scales, which emphasizes the importance of non-generalization with regard to scientific research. Finally, it was identified that voluntary actions can be considered as a predictor variable of social innovation, explaining the dependent variable in 8.4%.