Resumo

Título do Artigo

DECISÕES DE CONSUMO ALIMENTAR FORA DE CASA: O PERFIL DO CONSUMIDOR QUE PRIORIZA EXPERIÊNCIA E INTERAÇÃO SOCIAL
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Palavras Chave

Serviços de Alimentação. Consumidores. Composto de marketing.
Food services. Consumers Marketing Compound.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Natasha Palma Schroeder
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2 - Jean Philippe Palma Revillion
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3 - Valéria da Veiga Dias
Universidade Franciscana - UFN - Departamento de Administração
4 - Marcelo da Silva Schuster
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5 - Soraya de Souza Soares
Universidade Franciscana - UFN - Conjunto 3

Reumo

Este trabalho visa compreender a importância de aspectos de marketing para os consumidores gaúchos de em estabelecimentos de alimentação a partir da necessidade de interação social. Em especial, essa pesquisa identifica a preferência dos consumidores em a avaliação do tipo de estabelecimentos, seu ambiente físico, localização, produtos e serviços oferecidos e as fontes de informação pertinentes para a sua escolha. A metodologia caracterizou-se como do tipo quantitativa e descritiva. Foi aplicado um questionário estruturado via internet com uma amostra de 1033 frequentadores de estabelecimentos de convivência social no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados deste estudo evidenciaram que os jovens e adultos gaúchos, das classes B e C, com altos índice de instrução são os principais frequentadores de estabelecimentos que propiciam maior convivência social. Os locais de preferência são bares, pubs, cafés e restaurantes. Os produtos de maior prevalência são aqueles com uma boa relação custo-benefício. Os respondentes mostraram maior preferência à qualidade do serviço prestado, ao amplo horário de atendimento, à ausência de filas e aglomerações e ao espaçamento adequado das mesas.
This paper aims to understand the importance of marketing aspects for gauchos consumers in food establishments from the need for social interaction. In particular, this research identifies consumer preference in assessing the type of business, its physical environment, location, products and services offered, and the relevant sources of information for their choice. The methodology was characterized as quantitative and descriptive. A structured questionnaire was applied via the Internet with a sample of 1033 people from social establishments in the state of Rio Grande do Sul. The results of this study showed that young people and adults from Rio Grande do Sul, with high levels of education, are the main patrons of establishments that provide greater social coexistence. Preferred places are bars, pubs, cafes and restaurants. The most prevalent products are those that are cost-effective. Respondents showed greater preference for the quality of the service provided, the long hours of service, the absence of queues and crowding and the adequate table spacing.