Resumo

Título do Artigo

FEIRA ESTADUAL DA BATATA DOCE (FECOBAT): UM ESTUDO SOBRE A SATISFAÇÃO DO PÚBLICO DA 30ª EDIÇÃO DO EVENTO
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Palavras Chave

Hospitalidade, Lazer, Satisfação
Hospitality, Leisure, Satisfaction

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Sara Carvalho Brum
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
2 - Vanessa Almeida da Silva
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus São Vicente do Sul
3 - Vinícius Radetzke da Silva
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL

Reumo

As feiras possuem historicamente uma relevância considerável na Europa e na América, não se limitando ao papel de trocas comerciais, contudo sendo inserida na cultura da cidade e passando a fazer parte do ambiente e das pessoas que as frequentam, de acordo com Araújo (2012). Tendo em vista esse conceito, a Feira Estadual de Comércio da Batata Doce (FECOBAT) é apresentada como um evento de frequência anual, organizada pela prefeitura municipal, que ocorre na cidade de São Vicente do Sul, localizada na região Centro-Oeste do estado do Rio Grande do Sul. Considerando os fatores apresentados, a importância da feira para a cidade e o potencial que pode ser desenvolvido a presente pesquisa busca identificar os fatores que afetam a satisfação tanto dos consumidores quanto dos expositores, na Feira Estadual de Comércio da Batata Doce (FECOBAT), a fim de desenvolver ações estratégicas visando a melhoria da Feira. Como procedimentos metodológicos a pesquisa terá caráter descritivo, através de levantamento quantitativo. Para alcançar os dados necessários da fase quantitativa, realizou-se um estudo de abordagem pessoal através de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Quanto ao perfil, verificou-se que é composto em sua maioria por mulheres, tem como município de origem a cidade de São Vicente do Sul e são jovens com idade entre 12 e 28 anos. Foi constatado que ao analisar a frequência das respostas do constructo e compará-las às repostas obtidas na questão aberta, os comentários e sugestões referentes à limpeza, banheiros, estacionamento e acessibilidade estão em concordância e são os pontos considerados mais relevantes para os visitantes. Portanto, faz-se necessário que a organização repense principalmente essas questões para as próximas edições da feira. Tais variáveis podem se encaixar no item “Evidências Físicas” dos oito P’s do marketing.
The fairs have historically had considerable relevance in Europe and America, not limited to the role of trade, but being inserted in the culture of the city and becoming part of the environment and the people who attend them, according to Araújo (2012). . In view of this concept, the State Potato Sweet Trade Fair (FECOBAT) is presented as an annual event, organized by the city hall, which takes place in the city of São Vicente do Sul, located in the Midwest region of the state of Rio Grande do Sul. Considering the factors presented, the importance of the fair for the city and the potential that can be developed in this research seeks to identify the factors that affect the satisfaction of both consumers and exhibitors at the State Potato Sweet Trade Fair. (FECOBAT), in order to develop strategic actions aimed at improving the Fair. As methodological procedures the research will be descriptive, through quantitative survey. To reach the necessary data from the quantitative phase, a personal approach study was conducted through a questionnaire with open and closed questions. As for the profile, it was found that it is composed mostly of women, has as its city of origin the city of São Vicente do Sul and are young people aged between 12 and 28 years. It was found that by analyzing the frequency of the construct responses and comparing them to the answers obtained in the open question, the comments and suggestions regarding cleanliness, bathrooms, parking and accessibility are in agreement and are the points considered most relevant to visitors. Therefore, it is necessary that the organization mainly rethinks these issues for the next editions of the fair. Such variables may fit into the “Physical Evidence” item of the eight marketing P's.