Resumo

Título do Artigo

MARKETING ESTRATÉGICO: ESTUDO EM UM ESTABELECIMENTO TURÍSTICO LOCALIZADO NA REGIÃO NOROESTE DO RS
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Palavras Chave

Turismo. Gestão. Estratégias mercadológicas.
Tourism. Management. Marketing strategies.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Sendi Lauer
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Santa Rosa
2 - Claudio Edilberto Höfler
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus Santa Rosa
3 - Luana Hendges Escarban
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Campus Santa Rosa
4 - Altair Weber
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Santa Rosa

Reumo

Em meio ao ritmo acelerado da globalização, tecnologia e produção em massa, as pessoas tendem a buscar lugares diferentes e mais tranquilos para aproveitar a natureza e descansar nos momentos de lazer. Desta forma, o setor turístico possui um cenário promissor e, é considerado um fator de desenvolvimento econômico, cultural e social na sociedade em que ocorre. Assim, o objetivo do presente estudo consiste na análise do desempenho organizacional e proposição de ações mercadológicas para um Hotel Fazenda localizado na região noroeste do RS. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como exploratória, devido à utilização de dados bibliográficos, e descritiva, por meio da realização de questionários e pesquisa de campo. Quanto à abordagem, classificou-se como quantitativa através da pesquisa realizada com a população da região e qualitativa por meio das pesquisas em forma de entrevistas. Para a coleta dos dados junto à população da região foi utilizada uma base amostral de 433 entrevistados e, posteriormente, foram realizadas duas entrevistas, uma com a gestora da empresa e outra com o ex-diretor municipal de turismo de Santo Cristo. Como principais resultados constata-se que a empresa é um dos locais mais frequentados da região, sendo considerada importante para o desenvolvimento do turismo regional. Apesar das dificuldades econômicas do Brasil e da Argentina e da falta de fomento público ao segmento, a empresa possui muitas formas de se manter sustentável, e por meio das estratégias mercadológicas propostas neste estudo poderá fidelizar maior número de consumidores e aumentar seu espaço de mercado.
Amid the rapid pace of globalization, technology and mass production, people tend to look for different, quieter places to enjoy nature and rest in leisure time. Thus, the tourism sector has a promising scenario and is considered a factor of economic, cultural and social development in the society in which it occurs. Thus, the objective of this study is to analyze the organizational performance and proposing marketing actions for a Farm Hotel located in the northwest of RS. The research methodology was characterized as exploratory, due to the use of bibliographic data, and descriptive, through the completion of questionnaires and field research. Regarding the approach, it was classified as quantitative through research conducted with the population of the region and qualitative through research in the form of interviews. To collect data from the population of the region, a sample base of 433 interviewees was used and, subsequently, two interviews were conducted, one with the company's manager and the other with the former municipal tourism director of Santo Cristo. The main results show that the company is one of the most frequented places in the region, being considered important for the development of regional tourism. Despite the economic difficulties in Brazil and Argentina and the lack of public support to the segment, the company has many ways to remain sustainable, and through the marketing strategies proposed in this study may retain more consumers and increase its market space.