Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA REDE DE SUPRIMENTOS COMO ESTRATÉGIA DE CONSOLIDAÇÃO NO MERCADO VITIVINICULA DO VALE DO JAGUARI: ESTUDO DE CASO COOPERATIVA AGRÁRIA SÃO JOSÉ
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Palavras Chave

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Cooperativismo, Market Share
Supply Chain Management, Cooperativism, Market Share, Production

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Robert de Azevedo Nadalon
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - Sao vicente do sul
2 - Bruno Milani
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul

Reumo

Na busca pelas razões condicionantes do crescimento da Cooperativa Agraria São José, lançou-se luz sobre a Cadeia de Suprimentos da instituição, partindo dos elementos de produção culminando com a análise dos resultados financeiros obtidos pelas vendas dos vinhos da cantina para os últimos 10 anos. Como mecanismos de pesquisa foram utilizados todos os relatórios de produção, compreendendo valores das últimas duas décadas, desde os volumes de uvas recebidas, qualidade de matéria-prima bem como volumes de vinhos produzidos no período observado. Foram ainda objeto de pesquisa os relatórios de vendas, de modo que fosse possível a observação do volume de vinhos comercializados pela cooperativa, principais mercados, canais de distribuição, sendo ainda auferida a participação no mercado em cada cidade que atende. A apresentação dos resultados foi exposta em dois prismas distintos, sendo o primeiro contendo os fatores condicionantes de produção, e o segundo contendo as evoluções de vendas da cooperativa. Quanto a produção, restou comprovada a capacidade de expansão, a qual possibilita o crescimento na ordem de aproximadamente 30%, sendo ainda destacado o fato de que as receptividades de uvas se mantém com certa constância, mesmo frente às dificuldades encontradas pelos produtores. No segundo viés observado, estão demonstrados os resultados das vendas da cooperativa, os quais colocam em alerta a gestão, visto que, mesmo com cenários favoráveis para vinhos de mesa nacionais, a cooperativa perdeu espaço frente aos mercados em que atende. Estas observações restam comprovadas pelo Market Share dos produtos vinícolas, determinado para cada município para os últimos anos. Como consideração o referido trabalho aponta para a necessidade de observação dos resultados do setor de vendas da Cooperativa, de modo a retomar a condição de referência vinícola do centro do estado do Rio Grande do Sul.
In the search for the conditioning factors of the growth of Agrarian Cooperative São José, light was shed on the Supply Chain of the institution, starting from the elements of production culminating with the analysis of the financial results obtained by the sales of canteen wines for the last 10 years. As research mechanisms, all the production reports were used, comprising values of the last two decades, from the volumes of grapes received, quality of raw material as well as volumes of wines produced in the observed period. Sales reports were also researched, so that it was possible to observe the volume of wines sold by the cooperative, the main markets, distribution channels, and the market share in each city served. The presentation of the results was exposed in two different prisms, the first containing the conditioning factors of production, and the second containing the evolution of sales of the cooperative. As far as production is concerned, the capacity for expansion has remained proven, which makes it possible to grow approximately 30%, with the fact that the receptivity of grapes is maintained with certain constancy, even in the face of the difficulties encountered by the producers. In the second bias observed, the results of the cooperative's sales are shown, which put the management in alert, since, even with favorable scenarios for national table wines, the cooperative lost space in front of the markets in which they attend. These observations are proven by the Market Share of the wine products, determined for each municipality for the last years. As a consideration, this work points to the need to observe the results of the Cooperative sales sector, in order to return to the status of wine reference in the center of the state of Rio Grande do Sul.