Resumo

Título do Artigo

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A FUMICULTURA: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TOROPI/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fumicultura, Educação ambiental, Discentes, Água, Solo.
Tobacco Farming, Environmental Education, Students, Water, Soil

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Rosane Clari Canabarro Iensen Bevilaqua
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - CIBELLE MACHADO CARVALHO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Thomás lixinski zanin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ccne
4 - Isabela Silveira Mello
-

Reumo

Uma característica fundamental da Escola Estadual Afonso Maurer do município de Toropi/RS é uma porcentagem significativa de filhos de fumicultores. Nas últimas décadas, teve a implementação da fumicultura na região, e por consequências a modificação do meio ambiente. Salienta-se que a agricultura familiar é a principal matriz do município, e em locais íngremes e pedregosos, com a fumicultura possibilitou um rendimento para diversas famílias. Ao mesmo tempo, este desenvolvimento e inovação provocou efeitos negativos aos recursos naturais e condições sociais. Desta forma, desenvolver estratégias de educação ambiental, onde ocorram modificações no comportamento dos atores sobre o meio que estão inseridos tornou-se primordial, com reflexões críticas para uma construção gradativa de saberes sustentáveis. Para isso, construiu-se um modelo conceitual para compreender a problemática e suas relações, para assim estruturar o roteiro de entrevista. Utilizou-se métodos de análise de conteúdo, fundamentada com a teoria das representações sociais, que objetiva captar e analisar as percepções e ideias dos atores sociais. Por fim, os resultados possibilitaram conhecer as potencialidades e dificuldades de estratégias de construção da educação ambiental, além das representações sociais sobre água e solo dos discentes. As ideias sobre solo de desmatamento, percepções sobre erosão, não reconhecimento sobre técnicas de desinfecção de água em ambiente domiciliar, foram algumas das características encontradas nas representações sociais dos discentes. Foram explanadas algumas metodologias que podem ser abordadas a partir dos resultados encontrados. Por fim, esta pesquisa, reúne alguns subsídios para construção de estratégias de educação ambiental de filhos de fumicultores na Escola Estadual Afonso Maurer, contribuindo para o exercício da educação ambiental transformadora.
A key feature of Afonso Maurer State School in the municipality of Toropi / RS is a significant percentage of children of tobacco farmers. In recent decades, there has been the implementation of tobacco growing in the region, and consequently the modification of the environment. It is emphasized that family farming is the main matrix of the municipality, and in steep and stony places, with the tobacco allowed an income for several families. At the same time, this development and innovation has had negative effects on natural resources and social conditions. Thus, developing environmental education strategies, where changes in the behavior of the actors on the environment in which they are inserted, became paramount, with critical reflections for a gradual construction of sustainable knowledge. For this, a conceptual model was built to understand the problem and its relations, in order to structure the interview script. We used content analysis methods, based on the theory of social representations, which aims to capture and analyze the perceptions and ideas of social actors. Finally, the results allowed to know the potentialities and difficulties of strategies of construction of the environmental education, besides the social representations about water and soil of the students. The ideas about deforestation soil, perceptions about erosion, non-recognition about water disinfection techniques in the home environment, were some of the characteristics found in the students' social representations. Some methodologies that can be approached from the results were explained. Finally, this research brings together some subsidies for the construction of environmental education strategies for children of tobacco farmers at Afonso Maurer State School, contributing to the exercise of transformative environmental education.