Resumo

Título do Artigo

PAPEL CONJUNTO DO GOVERNO, EMPRESA E CONSUMIDOR PARA SEGURANÇA NO USO DE MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES ORIENTADOS PARA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: UMA QUESTÃO DE MACROMARKETING
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Palavras Chave

macromarketing, governo, políticas públicas, modelo de negócio inovador, patinete, mobilidade urbana compartilhada, economia sustentável
macromarketing, government, public policy, innovative business model, scooter, shared urban mobility, sustainable economy.

Área

Inovação

Tema

Modelos de Negócios Inovadores

Autores


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Nome
1 - Alina Fonseca Flores
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração

Reumo

Este estudo tem como objetivo investigar, usando uma perspectiva de macromarketing, o papel do governo, empresa e consumidor para garantir a segurança da população em geral quanto ao uso de patinetes elétricos. Os patinetes elétricos fazem parte da economia sustentável que busca reduzir o impacto dos transportes para o meio ambiente. Além disso, o patinete está inserido em um contexto de mobilidade urbana compartilhada, que busca oferecer meios de transporte inovadores para os consumidores. Trazendo a evolução do pensamento em marketing e definições de macromarketing, foi possível constatar que a falta de legislação para segurança no uso do patinete é uma questão de macromarketing. Ao avaliar individualmente o papel do governo, empresa e consumidor, foram destacadas suas atribuições frente a segurança física oferecida durante o uso dos novos modelos de negócio, em especial o caso do patinete. Ao final do artigo, contribuições do estudo, assim como implicações políticas, gerenciais e sugestões futuras de pesquisa são sugeridas.
This study aims to investigate, using a macromarketing perspective, the role of government, business and consumer to ensure the safety of the general population regarding the use of electric scooters. Electric scooters are part of the sustainable economy that seeks to reduce the impact of transport on the environment. In addition, the scooter is inserted in a context of shared urban mobility, which seeks to offer innovative means of transport to consumers. Bringing the evolution of marketing thinking and macromarketing definitions, it was found that the lack of safety legislation on scooter use is a matter of macromarketing. By individually assessing the role of government, company and consumer, their attributions were highlighted in relation to the physical security offered during the use of new business models, especially the case of the scooter. At the end of the article, contributions of the study, as well as political and managerial implications, and future research suggestions are proposed.