Tomada de decisão. Preferência alimentar. Produção de alimentos.
Decision making. Food preference. Food production.
Área
Sustentabilidade
Tema
Cidades Sustentáveis e Inteligentes
Autores
Nome
1 - Maielen Lambrecht Kuchak UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Agronomia
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Deise de Oliveira Alves UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Geneci da Silva Ribeiro Rocha UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Agronomia
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
4 - Patricio Duarte Rocha UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
5 - Letícia de Oliveira UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Ciências Econômica
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
A crescente busca por alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos tem atraído cada vez mais as pessoas para o consumo de alimentos orgânicos, tornando assim, relevante à realização de novos estudos com enfoque no comportamento do consumidor. Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo identificar os fatores que influenciam na tomada de decisão do consumidor de alimentos ao optar pelo consumo de alimentos orgânicos. Uma pesquisa bibliométrica foi conduzida com base nos documentos indexados na plataforma Scopus, e posterior análise de conteúdo. A discussão dos resultados foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: (a) Busca por documentos a partir das palavras-chaves “decision making” e “consumer behavior”; (b) Seleção do artigos encontrados, totalizando 205 estudos; (c) análise quantitativa da evolução cronológica, países, áreas de estudos, tipo de linguagem e tipo de documento; e, (d) análise qualitativa dos artigos mais citados de acordo com o h-index. Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na hora da compra, são: a saúde, o meio ambiente, o bem estar animal, a aparência do produto, o apoio às redes locais, o bem estar pessoal, o sabor, o prazer, os elementos nutritivos, a certificação, a forma de produção e pela produção livre de fertilizantes químicos. Por outro lado, dentre os fatores que influenciam, estão: os preços elevados, a indisponibilidade do produto no mercado, os hábitos alimentares, a desconfiança em relação à origem, a aparência questionável, a satisfação com os produtos convencionais, a educação das pessoas e a falta de habilidades culinárias.
The growing search for healthy and pesticide-free foods has increasingly attracted people to consume organic foods, thus making it relevant to conduct further studies focusing on consumer behavior. In this sense, the research aims to identify the factors that influence the decision of the food consumer when choosing to consume organic foods. A bibliometric research was conducted based on the indexed documents in Scopus platform, and subsequent content analysis. The discussion of the results was developed according to the following steps: (a) Search for documents from the keywords “decision making” and “consumer behavior”; (b) Selection of articles found, totaling 205 studies; (c) quantitative analysis of chronological evolution, countries, fields of study, language type and document type; and (d) qualitative analysis of the most cited articles according to the h-index. Factors that influence consumer decision-making at the time of purchase are: health, the environment, animal welfare, product appearance, support for local networks, personal welfare, taste, pleasure, the nutritional elements, the certification, the form of production and the free production of chemical fertilizers. On the other hand, the influencing factors are: high prices, unavailability of the product on the market, eating habits, distrust of origin, questionable appearance, satisfaction with conventional products, people's education and the lack of culinary skills.