Resumo

Título do Artigo

MODA SUSTENTÁVEL: UMA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO DE MARCA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Moda Sustentável, Sustentabilidade, Posicionamento, Marca.
Sustainable Fashion, Sustainability, Positioning, Brand.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Fernanda Souto Machado
Universidade Franciscana - UFN - Santa Maria
2 - Letícia Wrasse
-
3 - Deisi Viviani Becker
Universidade Franciscana - UFN - Curso de Administração

Reumo

A preocupação ambiental vem crescendo e assumindo posição de destaque nos dias atuais, fazendo com que empresas e sociedade repensem suas atitudes, com ênfase para a indústria da moda. Para compreender o movimento da moda sustentável foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual objetiva fazer um levantamento do posicionamento de marcas refletindo sobre a relação da moda com a sustentabilidade. Foi possível discutir também sobre o modelo atual de consumo, designado como fast fashion, e sua alternativa sustentável, o slow fashion. A sociedade atual está baseada na lógica do consumo exagerado, estimulada pelo ininterrupto lançamento de novos produtos, cuja moda possui papel fundamental, criando e renovando tendências em um curto espaço de tempo a fim de despertar o desejo de consumo dos consumidores. Em contrapartida ao consumismo, observa-se uma crescente conscientização das pessoas e empresas em busca de comportamentos sustentáveis, ou seja, em busca do consumo consciente. Diante disso, muitas empresas estão se posicionando no mercado no mercado da moda sustentável, não focando apenas nas estratégias dos produtos comercializados, mas também, nos seus valores e princípios, provocando mudanças na alma da marca.
The environmental concern has been growing and taking a prominent position nowadays, causing companies and society to rethink their attitudes, with emphasis on the fashion industry. To understand the sustainable fashion movement, a bibliographical research was carried out, which aims to make a survey of the positioning of brands reflecting on the relationship between fashion and sustainability. It was also possible to discuss about the current model of consumption, designated as fast fashion, and its sustainable alternative, slow fashion. Today's society is based on the logic of overconsumption, stimulated by the uninterrupted launch of new products, whose fashion plays a key role, creating and renewing trends in a short time in order to awaken consumers' desire to consume. In contrast to consumerism, there is a growing awareness of people and companies in search of sustainable behaviors, that is, in search of conscious consumption. Given this, many companies are positioning in the market in the sustainable fashion market, not only focusing on the strategies of marketed products, but also on their values and principles, causing changes in the soul of the brand.