Educação ambiental; Tecnologia; Era digital; TIC.
Environmental education; Technology;
Área
Sustentabilidade
Tema
Educação e Sustentabilidade
Autores
Nome
1 - Gabriela Campos Comin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Matheus Afonso de Lima Alves Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
Incorporar o uso da tecnologia como ferramenta tecnológica e pedagógica no ensino da
educação ambiental contribui no preparo do cidadão, no sentido de instrumentalizá-lo para o
desenvolvimento de ações transformadoras que consigam organizar novas práticas políticas e
sociais. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) torna-se,
portanto, uma ferramenta possível para este processo, fazendo emergir uma rede conectada no
mundo inteiro, possibilitando as trocas de saberes e produção de conhecimento, podendo
influenciar significativamente numa visão transdisciplinar da vida. Dessa forma, o presente
trabalho teve como objetivo analisar a contribuição das tecnologias de informação e
comunicação como ferramenta tecnológica e pedagógica em questões ambientais, discutindo
como a educação ambiental está inserida na era digital. Através de um estudo documental, foi
possível perceber que a utilização das TIC’s, compreendendo que as diversas tecnologias
podem formar cidadãos com atitudes, valores para promover diálogos, que os leve a
conscientização, sensibilização e a mudança de atitudes que possam prejudicar as presentes e
as futuras gerações, é uma importante ferramenta no estudo interdisciplinar da Educação
Ambiental.
Incorporate the use of technology as a technological and pedagogical tool in the teaching of
environmental education contributes to the preparation of the citizen, in order to instrumentalize him for the
development of transformative actions that can organize new political practices and
Social The use of Information and Communication Technologies (ICT's) becomes,
therefore, a possible tool for this process, emerging a network connected in the
worldwide, enabling the exchange of knowledge and the production of knowledge,
significantly influence a transdisciplinary view of life. Thus, the present
The objective of this paper was to analyze the contribution of information and
communication as a technological and pedagogical tool in environmental issues, discussing
how environmental education is embedded in the digital age. Through a documentary study, it was
It can be seen that the use of ICTs, understanding that the various technologies
can form citizens with attitudes, values to promote dialogues that lead them to
awareness, sensitization and changing attitudes that may harm those present and
future generations, is an important tool in the interdisciplinary study of
Environmental.