Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ERA DIGITAL: A CONTRIBUIÇÃO DAS TICs COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA EM QUESTÕES AMBIENTAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação ambiental; Tecnologia; Era digital; TIC.
Environmental education; Technology;

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Gabriela Campos Comin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Matheus Afonso de Lima Alves
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

Incorporar o uso da tecnologia como ferramenta tecnológica e pedagógica no ensino da educação ambiental contribui no preparo do cidadão, no sentido de instrumentalizá-lo para o desenvolvimento de ações transformadoras que consigam organizar novas práticas políticas e sociais. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) torna-se, portanto, uma ferramenta possível para este processo, fazendo emergir uma rede conectada no mundo inteiro, possibilitando as trocas de saberes e produção de conhecimento, podendo influenciar significativamente numa visão transdisciplinar da vida. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta tecnológica e pedagógica em questões ambientais, discutindo como a educação ambiental está inserida na era digital. Através de um estudo documental, foi possível perceber que a utilização das TIC’s, compreendendo que as diversas tecnologias podem formar cidadãos com atitudes, valores para promover diálogos, que os leve a conscientização, sensibilização e a mudança de atitudes que possam prejudicar as presentes e as futuras gerações, é uma importante ferramenta no estudo interdisciplinar da Educação Ambiental.
Incorporate the use of technology as a technological and pedagogical tool in the teaching of environmental education contributes to the preparation of the citizen, in order to instrumentalize him for the development of transformative actions that can organize new political practices and Social The use of Information and Communication Technologies (ICT's) becomes, therefore, a possible tool for this process, emerging a network connected in the worldwide, enabling the exchange of knowledge and the production of knowledge, significantly influence a transdisciplinary view of life. Thus, the present The objective of this paper was to analyze the contribution of information and communication as a technological and pedagogical tool in environmental issues, discussing how environmental education is embedded in the digital age. Through a documentary study, it was It can be seen that the use of ICTs, understanding that the various technologies can form citizens with attitudes, values ​​to promote dialogues that lead them to awareness, sensitization and changing attitudes that may harm those present and future generations, is an important tool in the interdisciplinary study of Environmental.