Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA OFERTA DE VEÍCULOS PARA O SEGMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DOS SITES DAS PRINCIPAIS MARCAS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Segmentação de mercado. Pessoas com deficiência. Setor Automobilístico
Market segmentation, People with disabilities, Automotive industry

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Marcos Ramos Lopes
Faculdade Palotina- FAPAS e Doutoranda em Administração -UFSM - 1
2 - Celina Franco Hoffmann
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH - PPGA

Reumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a oferta de veículos para o segmento de pessoas com deficiência a partir dos sites das principais marcas da indústria automobilística. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, a qual ocorreu por meio de quadros de análise preenchidos por meio dos respectivos sites institucionais das seguintes marcas: GM (General Motors), Volkswagen, Fiat, Ford, Renault, Hyundai e Toyota. Marcas estas que foram escolhidas por apresentarem respectivamente os maiores números de vendas em 2018. Os resultados apontam para a existência de oferta de veículos voltada ao público de pessoas com deficiência em todas as marcas com isenção fiscal prevista em lei, porém com a utilização de uma abordagem mais amigável e acessível listam-se a Chevrolet, Fiat e Toyota. Destaca-se a Chevrolet que apresenta menor preço médio praticado entre os veículos ofertados, além de um questionário interativo que estimula a compra por esta modalidade. Adicionalmente, destaca-se a Toyota por apresentar toda linha em oferta, e também um guia passo a passo capaz de conduzir o público para o cumprimento das etapas do processo de compra.
The present study aimed to analyze the supply of vehicles commercialized nationwide for the segment of people with disabilities, from the websites of the main brands of the automobile industry. For this was accomplished, an exploratory qualitative approach was carried out, through the analysis of the contents of the following institutional websites: GM (General Motors), Volkswagen, Fiat, Ford, Renault, Hyundai and Toyota. The results point to the existence of offers of vehicles in all the cited brands aimed at the disabled people’s public, tax exemption provided by law but in a more friendly and accessible way, are listed Chevrolet, Fiat, Renault and Toyota. Stands out Chevrolet with lower average price of the offers and Toyota for presenting a greater range of vehicles offered as well as a step-by-step guide able to lead the public to fulfill the stages of the purchase process.