Resumo

Título do Artigo

“Tá liberado o celular!”: um estudo da propensão à Dependência de Smartphone discente e a percepção docente em sala de aula
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Palavras Chave

Ensino superior; Desafios da docência; Dependência de smartphone;
Higher Education; Challenges of university teaching; Smartphone addiction;

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores


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Nome
1 - Rafael Machado Amorim
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
2 - Kathiane Benedetti Corso
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
3 - Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

As práticas pedagógicas de 30 anos atrás são incompatíveis com a realidade atual. As inovações propiciadas pelo uso das TICs diminuem sensivelmente esta janela de tempo. Diante deste cenário, através de um estudo descritivo, utilizando o método misto sequencial, com coleta de dados quantitativa e qualitativa, buscou-se atender o objetivo da pesquisa que é o de analisar quais são os efeitos do uso do smartphone em sala de aula na relação discente-docente no curso de Administração da Universidade Federal do Pampa. A partir da aplicação do teste de dependência de smartphone – SPAI-BR, os resultados apontam que cerca de 43% dos discentes podem ser considerados dependentes de smartphone. Com a etapa qualitativa de entrevistas com docentes, constatou-se que este grupo, por vezes, apresenta sentimentos de inutilidade e desmotivação na prática docente. Entretanto, estes avaliam como uma boa ferramenta de ensino, ainda que pouco utilizada em sala de aula. A observação participante mostrou ainda que discentes comumente passam mais tempo em sala atentos ao que ocorre nas redes sociais do que na atividade acadêmica, colaborando ainda mais para desmotivar o docente na prática pedagógica. O presente trabalho traz ainda como contribuição uma análise das dificuldades enfrentadas pelos docentes no desenvolvimento de sua atividade e também apresenta a realidade dicotômica entre docentes e smartphones dos discentes.
Pedagogical practices from 30 years ago are incompatible with the current reality. The innovations offered using information and communication technologies significantly reduce this window of time. In this scenario, through a descriptive study using the sequential mixed method, with collection of quantitative and qualitative data, we seek to achieve the research objective which is to analyze what are the effects of smartphone use in the classroom in student-teacher relationship from Management course of the Universidade Federal do Pampa. By the application of the Brazilian version of the smartphone addiction inventory - SPAI-BR, the results show that about 43% of students can be considered addicts to their smartphones. With the qualitative stage of interviews with university teachers, it was found on this group sometimes has feelings of worthlessness and demotivation in teaching practice. However, they evaluate it as a good teaching tool, although little used in the classroom. With the qualitative stage of interviews with teachers, it is noted in this group sometimes presents feelings of worthlessness and demotivation in teaching practice. However, they evaluate the smartphone as a good teaching tool, although little used in the classroom. Participant observation also showed that students commonly spend more time in the classroom attentive to what happens in social networks than in academic activity, contributing even more to demotivate the university teachers in the pedagogical practice. This paper presents as a contribution an analysis of the difficulties faced by university teachers in the development of their activities and presents the dichotomous reality between teachers and students' smartphones.