Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO DA TRAJETÓRIA PERCORRIDA POR JOVENS EM UM CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desempenho; técnico; jovens estudantes
Performance; technical; young students

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Alicy Ferreira Lopes dos Santos
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
2 - Vanessa Almeida da Silva
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus São Vicente do Sul
3 - Michele Gonçalves do Nascimento
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - São Vicente do Sul
4 - Gibsy Lisie Soares Caporal
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - São Vicente do Sul

Reumo

O presente estudo busca investigar o desempenho escolar de jovens estudantes de um curso técnico em Administração integrado ao Ensino médio. A metodologia utilizada deu-se através de uma pesquisa descritiva, quantitativa, tratando-se de um estudo de caso em uma instituição de ensino. Para coleta dos dados utilizou-se de um questionário, bem como busca ao banco de dados institucional. A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva, com verificação de frequência, média, moda e desvio padrão. Como resultados observou-se que a maioria dos núcleos apresenta desempenho médio satisfatório e positivo. Identificou-se que o núcleo tecnológico compreende notas médias mais elevadas que os demais núcleos nos 3 anos de ensino, possibilitando que os estudantes tenham desenvolvimento significativo na área técnica e aumentando a probabilidade de evolução para o ensino superior de uma área em comum em termos de formação.
This study aims to investigate the school performance of young students of a technical course in business administration integrated with high school. The methodology used was through a descriptive and quantitative research, being a case study in an educational institution. For data collection, a questionnaire was used, as well as a search of the institutional database. Data analysis was performed using descriptive statistics, with frequency, mean, mode and standard deviation checks. As results it was observed that the majority of the cores presents satisfactory and positive average performance. It was found that the technological core comprises higher average grades than the other cores in the 3 years of education, allowing students to have significant development in the technical area and increasing the likelihood of progressing to higher education in a common area in terms of formation.