Avaliação de desempenho; Município; Qualidade da gestão pública; Sistema de informação de custos.
Performance evaluation; County; Quality of public management; Cost information system.
Área
Contabilidade
Tema
Contabilidade Governamental e Terceiro Setor
Autores
Nome
1 - Cristiano Sausen Soares Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
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2 - Fabricia Silva da Rosa -
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Reumo
O estudo tem por objetivo analisar a percepção dos gestores públicos acerca do uso de sistema de custos e a qualidade da gestão pública municipal, a partir de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com base em um estudo de caso no município de Santa Maria/RS. Os dados foram coletados por meio de análise documental, observação e entrevistas, contando com a colaboração de 12 agentes públicos que atuam como gestores. Os resultados evidenciam que o uso do sistema de custos na administração pública municipal depende da decisão dos gestores, destacando que os atributos da informação de custos, relativos a utilidade, relevância e finalidade são percebido como meios de desenvolver a cultura da decisão com base nas informações de custos. No entanto, seu uso será institucionalizado na gestão municipal com a adoção de ferramentas tecnológicas que facilitem a apuração dos custos e divulgação dos resultados. Por sua vez, os reflexos do uso do sistema de custos na qualidade da gestão pública são destacados pelos gestores com base nos indicadores de superação das expectativas dos usuários dos serviços, valor público gerado à sociedade, comparação com outros entes e conformidade às leis, conforme adaptação do modelo proposto por Reeves e Bednar (1994), fazendo-se necessário inserir a economicidade como indicador de qualidade. Os resultados podem contribuir com outras entidades e gestores públicos para justificar o investimento no sistema de custos, com vistas a melhoria da percepção da qualidade na gestão pública.
The study aims to analyze the perception of public managers about the use of cost system and the quality of municipal public management, from a qualitative, exploratory and descriptive approach, based on a case study in Santa Maria / LOL. Data were collected through document analysis, observation and interviews, with the collaboration of 12 public agents who act as managers. The results show that the use of the cost system in municipal public administration depends on the decision of the managers, emphasizing that the attributes of cost information related to utility, relevance and purpose are perceived as a means of developing the decision culture based on information. of costs. However, its use will be institutionalized in municipal management with the adoption of technological tools that facilitate the calculation of costs and dissemination of results. In turn, the reflections of the use of the cost system on the quality of public management are highlighted by managers based on indicators of exceeding the expectations of service users, public value generated to society, comparison with other entities and compliance with laws, as adaptation of the model proposed by Reeves and Bednar (1994), making it necessary to insert the economy as a quality indicator. The results can contribute with other entities and public managers to justify the investment in the cost system, with a view to improving the perception of quality in public management.