Resumo

Título do Artigo

MEL NATURAL: PRODUÇÃO E EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS (2009 - 2019)
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Palavras Chave

Exportação brasileira de mel; Índice de Orientação Regional; Apicultura; Agronegócios; Comércio Internacional.
Brazilian honey exports; Regional Orientation Index; Beekeeping; Agribusiness; International Trade.

Área

Internacionalização

Tema

Estratégias de Entrada e Expansão em Mercados Internacionais

Autores

Nome
1 - Erik Luís de Oliveira Silva
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Santo Antônio da Patrulha
2 - Julianne Bittencourt da Costa
-
3 - Fernanda Cabral Borges
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Escola de Química e Alimetnos
4 - Alex Leonardi
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Escola de Química e Alimentos
5 - Juliana da Silveira Espíndola
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Escola de Química e Alimentos

Reumo

A produção brasileira de mel cresceu principalmente a partir do aumento das suas exportações, entrando em um novo patamar no ano de 2000, quando o país iniciou sua participação no mercado mundial. O Brasil conseguiu obter rapidamente um lugar entre os maiores exportadores desta commodity. Com a alta demanda internacional pelo produto e preços de venda estimulantes, a maior parte do mel natural brasileiro teve como destino o mercado externo. O presente trabalho explora o cenário brasileiro da produção e comercialização internacional de mel. Os dados foram coletados a partir da revisão de literatura para o período de 2009 a 2019 com base em bancos de dados oficiais (FAO, COMEX, IBGE). Para análise da tendência das exportações brasileiras, utilizou-se o Índice de Orientação Regional (IOR) para os oito principais mercados importadores. O grande potencial produtivo e a diversidade climática apontam uma curva ascendente para o país quanto às exportações deste produto, além disso, o investimento em tecnologia e a qualificação das técnicas de manejo dos micro e pequenos produtores pode aumentar ainda mais a produção. Os resultados deste estudo apontam novos mercados importadores em crescimento, como Austrália e Dinamarca, mas principalmente uma forte orientação regional para os EUA, país do qual o Brasil tornou-se dependente, pois é o destino da maioria absoluta do mel produzido no Brasil. O estímulo à produção de mel orgânico se apresenta como a melhor estratégia de entrada em novos mercados e consolidação do produto brasileiro nos principais países importadores, devido ao seu alto valor agregado, boa aceitação de consumo e garantia de qualidade ao consumidor. Entretanto, mesmo com um mercado promissor, devem ser observadas as normas e padrões do comércio internacional para não sofrer sanções ou embargos comerciais por parte dos importadores.
The Brazilian honey production grew mainly due to the increase in its exports, from the year 2000, when the country started its participation in the world market. Brazil quickly gained a place among the largest exporters of this commodity, and due to the high international demand for the product and stimulating trade prices most of Brazilian natural honey was destined for the foreign market. This work explores the Brazilian scenario of honey production and international commercialization. The data were collected from official databases (FAO, COMEX, IBGE) and literature review for the period from 2009 to 2019. The Regional Orientation Index (ROI) was used to analyze the trend of Brazilian exports to the eight main import markets. The Brazilian great productive potential and its climatic diversity point to a rise in exports of this product. Furthermore, investment in technology and the qualification of management techniques for micro and small producers can further increase production. The results show strong regional orientation towards the USA, characterizing commercial dependence, as the USA is the destination of the absolute majority of honey produced in Brazil. The results also point toward new growing import markets, such as Australia and Denmark. The production of organic honey is pointed out as the best strategy for entering new markets and also to consolidation of the Brazilian product in the main importing countries, due to its high added value, good acceptance of consumption and quality guarantee to the consumer. However, even with a promising market, international trade norms and standards must be observed in order to prevent Brazil from suffering sanctions or commercial embargoes by the importers.