Resumo

Título do Artigo

É FAKE, MAS EU COMPRO! UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS PIRATAS E FALSIFICADOS NAS CIDADES FRONTEIRIÇAS SANTANA DO LIVRAMENTO/RS E RIVERA/UY
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Palavras Chave

Produtos Piratas. Falsificados. Cross-Cultural.
Products Pirates; Counterfeit. Cross-Cultural.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - ANDRESSA HENNIG SILVA
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Fernando Araújo Braz
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
3 - Mikaela Daiane Prestes Floriano
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O comércio e consumo de produtos piratas e falsificado é uma forma amplamente disseminada e mantém-se constante em diferentes sociedades. Assim, este estudo buscou compreender o comportamento do consumidor de produtos piratas e falsificados nas cidades fronteiriças de Santana do Livramento/RS e Rivera/UY. A fundamentação teórica baseou-se em clássicos do tema e autores recentes relacionados ao consumo de produtos piratas e falsificados. Foram definidas amostras mínimas para cada cidade, assim, realizando um levantamento survey a partir de um questionário elaborado com apoio na teoria, fazendo uso de testes estatísticos para a apuração dos dados. Dentre os principais resultados os consumidores tendem a adquirir produtos piratas/falsificados pelo seu baixo preço em relação aos originais, assim como, não se evidenciou na amostra uma necessidade de pertencimento a grupos por parte dos respondentes. Se tratando da comparação entre as duas amostras, pode-se inferir que mesmo possuindo infraestrutura entrelaçada, convívio direto e constante entre os residentes das cidades gêmeas, eles divergem entre si em algumas opiniões e comportamentos.
The trade and consumption of pirated and counterfeit goods is a widely disseminated form and remains constant in different societies. Thus, this study sought to understand the consumer behavior of pirated and counterfeit products in the border cities of Santana do Livramento / RS and Rivera / UY. The theoretical foundation was based on classics of the theme and recent authors related to the consumption of pirated and falsified products. Minimal samples were defined for each city, thus, conducting a survey survey from a questionnaire elaborated with support in the theory, making use of statistical tests to determine the data. Among the main results, consumers tend to buy pirated / falsified products because of their low price compared to the original ones, as well as, it was not evidenced in the sample a need of belonging to groups by the respondents. When it comes to the comparison between the two samples, it can be inferred that even with interwoven infrastructure, direct and constant conviviality among the residents of the twin cities, they differ among themselves in opinions and behaviors.