Resumo

Título do Artigo

SOLUÇÕES BASEADAS EM INTERNET DAS COISAS NOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NOS ELEMENTOS DO MODELO DE NEGÓCIO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Internet das Coisas; Canais de Distribuição; Modelo de Negócios.
Internet of Things; Distribution channels; Business model.

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Emerson Pinheiro Ribeiro
UNIFESSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Carlos Cesar Santos
Universidade de Coimbra - Faculdade de Economia - FEUC
3 - Ciro André de Lima Campão
UNIFESSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - Campus Rondon do Pará

Reumo

A Internet das Coisas tem chamado bastante atenção, principalmente dos profissionais da tecnologia, pois ela é vislumbrada como uma nova forma de introduzir aos produtos e serviços características eletrônicas inovadoras em todo mercado mundial. O termo Internet das Coisas quer dizer a capacidade dos objetos se interligarem mediante a utilização da internet, executando suas funções com a mínima ou nenhuma interferência humana; ela proporciona várias soluções nos âmbitos do lazer, da construção, da área doméstica e empresarial. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar como a implantação de soluções baseadas em Internet das Coisas nos canais de distribuição da Distribuidora Cereal Goiano influencia nos elementos do modelo de negócio. Nos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, observação espontânea e fontes documentais. Como resultado da pesquisa, foi possível comprovar que os elementos do modelo de negócio da Distribuidora Cereal Goiano são influenciados positivamente pela implantação de soluções baseadas em Internet das Coisas nos canais de distribuição, no caso, a implantação do sistema de roteirização Fusion DMS, o que maximiza a eficiência e eficácia da empresa estudada. Conclui-se então que, com a implantação do sistema de roteirização Fusion DMS na Distribuidora Cereal Goiano, é possível a otimização das rotas logísticas para ganhar tempo, diminuir as despesas e aumentar a receita, proporcionando o aprimoramento de todo o modelo de negócio da empresa.
The Internet of Things has attracted a lot of attention, mainly from technology professionals, as it is seen as a new way to showcase innovative electronic products and services around the world. The term Internet of Things means the ability of objects to interconnect using the Internet, to use their functions with minimal or no human interference; it provides various solutions in the fields of leisure, construction, home and business. This research presents as general objective, to analyze how the implantation of Internet of Things based solutions in the distribution channels of the Distribuidora Cereal Goiano influences the elements of the business model. In the methodological procedures, it is a qualitative research. Data collection was performed through semi-structured interviews, spontaneous observation and documentary sources. As a result of the research, it was possible to prove that the Distribuidora Cereal Goiano business model elements are positively influenced by the deployment of Internet of Things based solutions in the distribution channels, in this case, the deployment of the Fusion DMS routing system, or that it maximizes the efficiency and the efficiency of the studied company. It was concluded that with the implantation of the Fusion DMS routing system in the Distribuidora Cereal Goiano, it is possible to optimize logistics routes to save time, reduce expenses and increase revenue, providing the improvement of the entire business model of the company.