Resumo

Título do Artigo

CONJUNTURA ATUAL SOBRE O MODAL FERROVIÁRIO BRASILEIRO: ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA DA SOJA NAS FERROVIAS DO BRASIL
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Palavras Chave

Logística. Modal Ferroviário. Modais de transporte. Logística da soja.
Logistics. Railway Modal. Transport modes. Soy logistics.

Área

Agronegócio

Tema

Gestão no Agronegócio

Autores

Nome
1 - Vinícius Radetzke da Silva
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
2 - Maurício Crestani Busnelo
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São vicente do sul
3 - Alicy Ferreira Lopes dos Santos
Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
4 - Ana Carolina Cozza Josende da Silva
Universidade Franciscana - UFN - Santa Maria
5 - Juliana Andréia Rüdell Boligon
Universidade Franciscana - UFN - Curso de Administração

Reumo

A concepção do âmbito da logística é de extrema importância, visto que, possibilita o transporte de bens e informações. Um país com matriz de transporte efetivamente estruturado contribui para o desenvolvimento do sistema econômico, melhorando a produção e a competitividade do mesmo. Assim como o Brasil, que apresenta alta produtividade de commodities, principalmente soja, demandando infraestrutura logística ágil e eficiente. Dentre os modais de transporte, destaca-se o ferroviário que é reconhecido pela sua capacidade de transportar cargas de porte volumoso por grandes distâncias, considerado um componente eficaz no sistema logístico, principalmente no transporte de produção agrícola. Tornando-se pertinente contextualizar o modal de transporte ferroviário brasileiro nos últimos 30 anos e sua aplicação na produção de soja, identificando gargalos logísticos existentes, matriz de transporte de cargas do país, levantamentos sobre os custos logísticos por modais de transporte e averiguação dos investimentos realizados no modal ferroviário nas últimas duas décadas. É um tema pertinente para a economia do país e que necessita de maior atenção e compreensão dos gestores, de maneira geral. O método utilizado foi pesquisa bibliográfica exploratória com diferentes autores e órgãos especializados na área. As conclusões são alarmantes, a matriz de transporte brasileira se encontra em uma situação precária, demandando a necessidade de investimentos e planejamentos estratégicos para a intermodalidade logística do país.
The design of the scope of logistics is extremely important, since it enables the transport of goods and information. A country with an effectively structured transport matrix contributes to the development of the economic system, improving its production and competitiveness. As well as Brazil, which presents high productivity of commodities, mainly soy, demanding agile and efficient logistics infrastructure. Among the modes of transport, the railway stands out, which is recognized for its capacity to transport bulky cargo over long distances, considered an effective component in the logistics system, especially in the transport of agricultural production. Making it pertinent to contextualize the Brazilian rail transport modal in the last 30 years and its application in soy production, identifying existing logistical bottlenecks, the country's cargo transport matrix, surveys on logistical costs by transport modes and investigating the investments made in the railway modal in the last two decades. It is a topic pertinent to the country's economy and that needs greater attention and understanding from managers, in general. The method used was exploratory bibliographic research with different authors and specialized agencies in the area. The conclusions are alarming, the Brazilian transportation matrix is in a precarious situation, demanding the need for investments and strategic planning for the country's logistics intermodality.