Resumo

Título do Artigo

O SENTIDO DO TRABALHO: UMA ANÁLISE COM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
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Palavras Chave

Sentido do Trabalho; Docentes; Universidades Públicas.
Meaning of Work; Professors; Public Universities.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Maria Julia Pegoraro Gai
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Vânia Medianeira Flores Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Natália Funghetto Dapeieve
-
4 - Beatriz Leite Gustmann de Castro
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

Entender o sentido do trabalho pode auxiliar na compreensão dos aspectos que o mesmo deve dispor para que possua sentido para quem o executa. Considerando as alterações pelas quais o trabalho docente vem sendo modificado, a compreensão do sentido do trabalho dessa categoria permite compreender melhor os aspectos relacionados a profissão. A partir disso, buscou-se analisar o sentido do trabalho de docentes de uma instituição de ensino superior pública. Trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo e abordagem mista. Na coleta de dados quantitativos, 200 docentes responderam a Escala do Trabalho com Sentido, e os dados foram submetidos a análises de estatística descritiva e padronização das escalas. Obteve-se os dados qualitativos em entrevistas com 8 docentes, que passaram por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os docentes têm uma percepção positiva quanto ao sentido do seu trabalho, já que todos os fatores foram classificados como alto, o que foi corroborado pelas análises qualitativas. No entanto, existem pontos que merecem atenção, especialmente os relacionados com o ambiente de trabalho em que estão inseridos e exigências da profissão.
Understanding the meaning of work can help in understanding the aspects that it must have so that it has meaning for those who perform it. Considering the changes by which the teaching work has been modified, understanding the meaning of work in this category allows better understanding of aspects related to the profession. Based on this, we sought to analyze the meaning of the work of professors at a public higher education institution. This is a case study, with a descriptive character and a mixed approach. In the collection of quantitative data, 200 professors answered the Scale of Work with Meaning, and the data were subjected to descriptive statistics analysis and standardization of the scales. Qualitative data was obtained from interviews with 8 professors, who underwent content analysis. The results indicate that professors have a positive perception of the meaning of their work, since all factors were classified as high, which was corroborated by qualitative analyzes. However, there are points that deserve attention, especially those related to the work environment in which they operate and the requirements of the profession.