Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO PARTICIPATIVA PARA CRIAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA GRÁFICA
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Palavras Chave

Estratégia; sustentação; participação; valorização.
Strategy; support;participation; appreciation

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Aline Paim Soares
Universidade Franciscana - UFN - Santa Maria
2 - Lucas Almeida dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Thaís Flores Ferreira
Universidade Franciscana - UFN - Santa Maria/RS

Reumo

A competitividade tem causado intensas mudanças no ambiente empresarial, dificultando a sustentação e o sucesso das empresas, requerendo destas o desenvolvimento de estratégias empresariais voltadas para a criação de vantagens competitivas que contribuam para a sua sobrevivência organizacional no mercado. Baseado neste panorama, o modelo participativo surge então como uma estratégia de sustentação e competitividade empresarial, apoiado na co-participação dos colaboradores para a gestão eficiente da organização. Assim, o presente estudo que teve como objetivo geral analisar os pressupostos teóricos da gestão participativa e sua possível contribuição no que tange a sustentação empresarial e competitividade em uma indústria do ramo gráfico da região central do Rio Grande do Sul. Quanto à metodologia, classificou-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, tendo sua coleta de dados por meio da aplicação de dois questionários aos gestores e colaboradores da empresa em análise. Os resultados encontrados apontam que atualmente na empresa há uma fragilidade quanto aos aspectos que embasam a participação coletiva dos colaboradores no processo decisório, bem como as práticas integrativas que sustentem as atividades desenvolvidas na criação de estratégias para a própria organização. Diante dos achados, conclui-se de forma estratégica que a implantação da gestão participativa pode contribuir com a sustentação empresarial, direcionando esforços em prol da valorização dos colaboradores, pois esta potencializará perspectivas de crescimento, criação de vantagem competitiva aliada ao desempenho do capital intelectual e desenvolvimento de novas estratégias.
Competitiveness has caused intense changes in the business environment, making it difficult for companies to sustain and succeed, requiring them to develop business strategies aimed at creating competitive advantages that contribute to their organizational survival in the market. Based on this panorama, the participatory model then emerges as a strategy of sustainability and business competitiveness, supported by the co-participation of employees for the efficient management of the organization. Thus, the present study, whose general objective was to analyze the theoretical assumptions of participatory management and its possible contribution with regard to business support and competitiveness in a graphic industry in the central region of Rio Grande do Sul. As for the methodology, it was classified as a case study, of qualitative and descriptive nature, having its data collection through the application of two questionnaires to the managers and employees of the company under analysis. The results found point out that currently in the company there is a weakness regarding the aspects that support the collective participation of employees in the decision-making process, as well as the integrative practices that support the activities developed in the creation of strategies for the organization itself. In view of the findings, it is strategically concluded that the implementation of participatory management can contribute to business sustainability, directing efforts towards the valorization of employees, as this will enhance growth prospects, create competitive advantage combined with the performance of intellectual capital and development of new strategies.