Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL NA EDITORA UFSM: UM ESTUDO DE CASO
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Palavras Chave

Estudo qualitativo, Editora, Marketing digital, Plano de marketing.
Qualitative study, Publisher, Digital marketing, Marketing plan.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica no Setor e Serviços Públicos

Autores

Nome
1 - Gustavo de Souza Carvalho
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Servidor da Editora UFSM e Mestre em Gestão de Organizações Públicas pela UFSM
2 - Daniel Arruda Coronel
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Reumo

Este trabalho consiste em um estudo de caso de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, aplicado na Editora da Universidade Federal de Santa Maria. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se de pesquisa documental, análise SWOT e análise de conteúdo com o objetivo de sistematizar estratégias de marketing digital e de conteúdo para a Editora UFSM. O resultado deste estudo foi um plano de marketing digital, com estratégias gratuitas, tais como “Criação de conteúdo para o blog do site da Editora”, com conteúdos sobre o mercado editorial de forma geral e especifica e sobre os livros publicados; “Perfil estruturado para as redes sociais”, com o objetivo de atrair mais seguidores e convertê-los em clientes e “Planejamento de marketing de conteúdo e presença nas redes sociais”, com o objetivo de otimizar a presença da Editora nas redes sociais, por meio do compartilhamento de conteúdo interessante e relevante para o público, de forma regular, considerando os dias e horários de maior alcance.
This study consists of a case study of exploratory nature and qualitative approach, applied at the publisher of the Federal University of Santa Maria. As methodological procedures we used documentary research, SWOT analysis and content in order to systematize content and digital marketing strategies for UFSM Publishing House. The result of this study was a digital marketing plan, with free strategies, such as “Creating content for the publisher's blog site”, with content about the general and specific publishing market and published books; “Structured profile for social networks”, in order to attract more followers and convert them into customers and; “Content marketing planning and presence on social networks”, with the objective of optimizing the publisher's presence on social networks, through the sharing of interesting and relevant content to the public on a regular basis, considering the days and times of greatest reach.