Resumo

Título do Artigo

CONECTANDO CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E INOVADORES SOBRE EDUCAÇÃO CONTÁBIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Palavras Chave

Rigor da pesquisa. Revisão de literatura. Contabilidade.
Research rigor. Literature review. Accounting.

Área

Contabilidade

Tema

Temas Emergentes em Contabilidade

Autores

Nome
1 - Cláudia de Freitas Michelin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
2 - Cristiane Krüger
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Camobi
3 - Victor Cepillo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
4 - JULIANO CARLOS RADDATZ
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Ciências contábeis

Reumo

Como a contabilidade é essencial para o desenvolvimento das sociedades, estudos que destacam a maneira como essa ciência é ensinada e aprendida são relevantes, pois o mercado requer pessoas qualificadas com habilidades técnicas e não técnicas. Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições e perspectivas da educação contábil na aprendizagem contábil por meio do PRISMA. Constatamos que o ensino contábil está fortemente relacionado ao papel do aprendizado, do ensino e do aluno, bem como à relevância de metodologias simples e ativas que impactam diretamente na qualificação profissional e na educação individual. Novas informações e perguntas sobre a necessidade de mudança de currículo surgiram, levando a educação contábil a desenvolver outras habilidades para treinar profissionais para atender às novas e futuras demandas do mercado. Conclui-se que as contribuições e perspectivas identificadas neste estudo agregam múltiplas possibilidades de soluções para os problemas de ensino-aprendizagem, refletindo sobre o porquê, como e o que deve ser ensinado e aprofundando pesquisas futuras.
As accounting is essential for the development of societies, studies that highlight the way this science is taught and learned are relevant, as the market requires skilled people with technical and non-technical skills. This study aimed to analyze the contributions and perspectives of accounting education in accounting learning through PRISMA. We found that accounting education is strongly related to the role of learning, teaching, and student, as well as the relevance of simple and active methodologies that directly impact professional qualification and individual education. New information and questions about the need for curriculum change have emerged, prompting that accounting education needs to develop other skills to train professionals to meet new and future market demands. It is concluded that the contributions and perspectives identified in this study add multiple possibilities of solutions to the teaching-learning problems, reflecting on why, how, and what should be taught and deepening future research.