Resumo

Título do Artigo

MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE NO SETOR VAREJISTA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gênero, mulheres, mercado de trabalho, materiais de construção.
Gender, women, labor market, building materials

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Lara Ferreira Fávero
-
2 - SIRLEI GLASENAPP
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Laurine Bressa
-
4 - Luciana Davi Traverso
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento das Ciências Administrativas

Reumo

O presente trabalho teve como proposta de estudo o setor varejista de materiais de construção na cidade de Santa Maria- RS e como objeto de pesquisa, o trabalho das mulheres inseridas nesse setor, visando dessa forma, analisar a percepção das mulheres no campo de trabalho que atuam nas empresas de varejo de material de construção, identificando as questões de gênero que influenciam no desenvolvimento de suas atividades num contexto de predomínio masculino. Visto que, cada vez mais se discute a importância da figura feminina na sociedade em seus inúmeros papéis, incluindo sua participação no mercado de trabalho. Visando atingir resultados com clareza e objetividade o estudo tem como procedimentos metodológicos a adoção de uma pesquisa de campo. Quanto à natureza, do tipo descritiva e, no que tange aos objetivos, com foco na compreensão das problemáticas de gênero. A partir disso, possibilitaráas empresas uma visão mais ampla de como situações intrínsecas na sociedade, que muitas vezes passam despercebidas em nosso cotidiano, podem vir a afetar ou não o desempenho de suas colaboradoras. Avaliando a pesquisa, pode-se perceber que as mulheres têm consciência do desafio que é ser pertencente ao gênero feminino e estar inserida no mercado de trabalho, e como algumas dessas variáveis influenciam nesse processo. O estudo, por sua vez, visa conscientizar as organizações do setor sobre as desigualdades encontradas, a fim de buscar novas alternativas para minimizar os resquícios de uma sociedade que ainda desvaloriza o trabalho da mulher, transformando a cultura organizacional das empresas em prol de maior visibilidade para as questões de gênero.
This study seeks to analyze the retail market of building materials in Santa Maria. The object of study is the work of women operating in this area, aiming to break down the perception of women employed in this brench, identifying gender issues that may influence the development of their labor in a context of male dominance - once that the importance of the female figure in society is increasingly being discussed in its many roles, including the labor market. Aiming to achieve clear and objective results, the study adopted as methodological procedures the application of field research on the nature of the issue and a descriptive analysis approaching the objectives in an effort to elucidate the gender issues. The study is going to enable companies to obtain a broader view of how intrinsic gender situations in society, that often go unnoticed, may or may not affect the performance of their employees. Through this research it is noticeable that women are aware of the challenges of female insertion in the labor market, as well as which variables would influence this process. The study seeks to make the sector organizations aware of the inequalities found by women in the labor market in order to look for new alternatives to minimize the remnants of a society that still devalues the work of women, transforming the organizational culture of companies in favor of greater visibility regarding gender issues.