Resumo

Título do Artigo

Políticas Públicas e Formação Educacional para Promoção de Consumo Ambientalmente Sustentável
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação - Politica Publica - Sustentabilidade
Education - Public Policy - Sustainability

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Boza
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão - Sertão
2 - Janine Fleith de Medeiros
-

Reumo

Considerando que a questão do consumo emerge a partir de um sistema de valores, com função de integração de grupos e controle sociais, sendo uma conduta ativa e coletiva como instituição, entende-se que políticas públicas podem favorecer e facilitar práticas de consumo ambientalmente conscientes, a partir da condução de diretrizes educacionais, que primem em seus pilares formativos pela sensibilização dos sujeitos frente a problemática ambiental. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é questionar se a legislação brasileira é eficiente a ponto de sensibilizar e influenciar o comportamento sustentável do consumidor através de ações educacionais. Quanto ao objetivo especifico, procurou-se conhecer e analisar estudos que abordassem o uso de políticas públicas para a formação educacional centrada na promoção de cidadãos pró-ambientais. Para alcançar o objetivo deste estudo, realizamos uma pesquisa exploratória qualitativa, com pesquisa em dados secundários, para que fosse possível realizar a pesquisa em dados secundários, utilizamos o método narrativo. Quanto aos resultados obtidos, verificou-se que a execução das metodologias pedagógicas em geral se mostraram interdisciplinares e eficientes, aulas teóricas somadas de práticas contribuem para a formação inicial tanto dos alunos quanto dos professores. Por outro lado, verificou-se os empecilhos que a gestão escolar enfrenta ao dar seguimento em projetos ambientais, bem como, a dificuldade que alguns educadores têm ao trabalhar de forma didática a questão ambiental, quando a mesma, não rege sua disciplina. Por fim, a conclusão mostra que a Legislação Brasileira é vista como a principal influenciadora para um consumo sustentável, porém, não é trabalhada diretamente nas escolas. Para um estudo futuro, sugere-se conhecer a opinião de especialistas da área ambiental e da educação frente a relevância de políticas públicas para fomentar práticas educacionais que visam a promoção de consumo ambientalmente sustentável.
Considering that the issue of consumption emerges from a value system, with the function of integrating groups and social control, being an active and collective conduct as an institution, it is understood that public policies can favor and facilitate environmentally conscious consumption practices, from the conduction of educational guidelines, which excel in their formative pillars by sensitizing the subjects to environmental issues. Thus, the main objective of this research is to question whether Brazilian legislation is efficient enough to raise awareness and influence sustainable consumer behavior through educational actions. As for the specific objective, we sought to know and analyze studies that addressed the use of public policies for educational training focused on the promotion of pro-environmental citizens. To achieve the objective of this study, we conducted a qualitative exploratory research, with research on secondary data, so that it was possible to conduct research on secondary data, we used the narrative method. As for the results obtained, it was found that the implementation of pedagogical methodologies in general proved to be interdisciplinary and efficient, theoretical classes combined with practices contribute to the initial training of both students and teachers. On the other hand, it was verified the obstacles that the school management faces when following up on environmental projects, as well as, the difficulty that some educators have when working on the environmental issue in a didactic way, when it does not govern their discipline. Finally, the conclusion shows that the Brazilian Legislation is seen as the main influencer for sustainable consumption, however, it is not worked directly in schools. For a future study, it is suggested to know the opinion of specialists in the environmental and education fields in view of the relevance of public policies to foster educational practices aimed at promoting environmentally sustainable consumpt