Resumo

Título do Artigo

Politicas Publicas e Formação Educacional para Promoção de um Consumo Ambientalmente Sustentável
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Palavras Chave

Educação. Legislação ambiental. Conscientização
Education. Environmental legislation. Awareness

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Boza
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão - Sertão
2 - Janine Fleith de Medeiros
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Reumo

As escolas exercem importante papel na construção do compromisso e do comportamento ético dos indivíduos. Neste contexto, entendemos que políticas públicas podem favorecer e facilitar práticas de consumo ambientalmente conscientes a partir da condução de diretrizes educacionais que primem em seus pilares formativos pela sensibilização dos sujeitos frente a problemática ambiental. Levando em consideração esse contexto, objetivamos com essa pesquisa conhecer a percepção de profissionais de diferentes áreas frente a esta perspectiva. Enquanto método, o presente estudo caracteriza-se por ser exploratório e qualitativo, tendo sido operacionalizado a partir da realização de seis entrevistas em profundidade. Os resultados mostram que os entrevistados possuem semelhante percepção em relação a inclusão de políticas ambientais no contexto escolar em forma didática. No entanto, essa temática apresenta como desafio a qualificação dos profissionais da educação para que sejam eficientes no transformar leis ambientais em prática pedagógica. Outro ponto relevante centra na contribuição dos profissionais ambientais com o ambiente escolar e comunidade em geral, através do esclarecimento e informação.
Schools play an important role in building the commitment and ethical behavior of individuals. In this context, we understand that public policies can favor and facilitate environmentally conscious consumption practices based on the conduct of educational guidelines that excel in their formative pillars by sensitizing individuals to environmental issues. Taking this context into account, we aim with this research to get to know the perception of professionals from different areas in face of this perspective. As a method, the present study is characterized by being exploratory and qualitative, having been operationalized through the realization of six in-depth interviews. The results show that the interviewees have a similar perception regarding the inclusion of environmental policies in the school context in a didactic way. However, this theme presents the challenge of qualifying education professionals so that they are efficient in transforming environmental laws into pedagogical practice. Another relevant point focuses on the contribution of environmental professionals to the school environment and the community in general, through clarification and information.