Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE MOTIVAÇÃO E RECOMPENSA NA PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DA CIDADE DE SANTA MARIA/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Motivação; Recompensas; Trabalhadores.
Motivation; Rewards; Workers.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Gabriela Pinheiro Soares
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Matriz
2 - Andressa Schaurich dos Santos
Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA - Curso de Administração

Reumo

O presente artigo teve como objetivo geral analisar a relação entre motivação e recompensa na percepção de trabalhadores da cidade de Santa Maria/RS, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva e com abordagem predominantemente quantitativa. Para tanto, foi aplicado um questionário adaptado de Perraro (2014) a 201 trabalhadores da cidade. Os dados levantados com a pesquisa deixaram evidenciado que a motivação se relaciona com as recompensas em uma relação significativa, positiva e forte, sendo que as relações mais fortes apresentaram-se para as variáveis Reconhecimento e Incentivos oferecidos, demostrando que os participantes do presente estudo se motivam, primeiramente, pelo reconhecimento que recebem de suas organizações, e também pelos incentivos que recebem dessas. Ao finalizar essa pesquisa, acredita-se que os resultados contribuem para que as empresas locais possam reavaliar suas formas de recompensar os seus colaboradores atrelando o ato de recompensar com o fator motivacional dos mesmos. Diante disso, faz-se necessário uma avaliação das empresas perante a forma que está buscando motivar os seus colaboradores, para assim mudar suas estratégias e, consequentemente melhorar a avalição dos mesmos com relação a motivação.
This article aimed to analyze the relationship between motivation and reward in the perception of workers in the city of Santa Maria/RS, characterized as a descriptive research and with a predominantly quantitative approach. Therefore, a questionnaire adapted Perraro (2014) 201 city workers was applied. The data collected from the research showed that motivation is related to rewards in a meaningful, positive and strong relationship, with the strongest relationships being presented for the variables Recognition and Incentives offered, demonstrating that the participants of this study are motivate, first, by the recognition they receive from their organizations, and also by the incentives they receive from them. At the end of this research, it is believed that the results contribute to local companies to reassess their ways to reward your employees harnessing the act of rewarding with the motivational factor of them. In view of this, it is necessary to evaluate the companies in terms of the way they are seeking to motivate their employees, in order to change their strategies and, consequently, improve their assessment of motivation.