Resumo

Título do Artigo

CRIAÇÃO DE LOGOTIPO COMO ESTRATÉGIA DE ADESÃO A UM NÚCLEO DE ESTUDOS E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO DISCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Palavras Chave

logotipo; criatividade; núcleo de estudos; pertencimento
logo; creativity; study center; belonging

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - Natália Felix Padela
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Uruguaiana
2 - Renan Vinícius Tomio
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Uruguaiana
3 - Micheli Stéfani Zarzecki
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - CAMPUS URUGUAIANA
4 - Lilian Moura Costa da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Uruguaiana
5 - Isabel Cristina De Macedo
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Curso de Medicina

Reumo

O Núcleo de Estudos em Obesidade e Comportamento Alimentar (NEOCA) foi criado com o objetivo de dar suporte a uma linha de pesquisa homônima, trabalhando de forma transversal em projetos de ensino, pesquisa e extensão as temáticas supramencionadas, no que se refere a elucidação de seus mecanismos fisiopatológicos e sua prevenção. Nesse sentido, com o intuito de criar uma identidade visual além de proporcionar o sentimento de pertencimento o para o NEOCA, foi lançado um edital, a fim de que os discentes elaborassem um logotipo para o núcleo de estudos. Portanto, o presente trabalho visa descrever o processo de elaboração dos logotipos, suas dificuldades e a vivência experimentada pelos autores. A seleção foi realizada por uma comissão julgadora composta por cinco docentes colaboradores do núcleo, onde foram selecionados três diferentes logotipos que traduziram a identidade visual do NEOCA com diferentes imagens e padrões de cores. O logotipo classificado em 1º lugar foi elaborado por meio do Adobe Illustrador, software próprio do design. A metodologia utilizada para a elaboração do logotipo classificado em 2º lugar empregou Microsoft PowerPoint, seguido pela busca na internet por imagens. O logotipo classificado em 3º lugar foi projetado mediante a utilização de um esboço por meio de papel e lápis de cor, seguido pela ferramenta digital o Designevo. Uma vez que o núcleo é composto essencialmente por acadêmicos da área da saúde, é presumível que os candidatos não dispusessem de expertise para criação de logotipos. Dessa forma, as limitações tangem o processo criativo e tecnológico. Com o desenvolvimento desse tipo de atividade podemos concluir que a realização do logotipo representou uma forma de agregar experiência pessoal, gerou senso de pertencimento dos membros ao núcleo de estudo, além de evitar a evasão de discentes em tempos de pandemia.
The Nucleus of Studies on Obesity and Eating Behavior (NSOEB) was developed seeking to support a line of homonymous research crosswise teaching projects, research and extension projects, on the aforementioned themes, while regarding the elucidation of its pathophysiological mechanisms and prevention. In order to create a visual identity whilst providing the feeling of belonging to NSOEB, an announcement was launched to students as a way to develop a logo for the study group. Therefore, the present work describes the process of elaborating the logos, their difficulties and the experience faced by the authors. The selection was made by an evaluation committee formed by five collaborating professors from the nucleus, in which three different logos were selected with the purpose of translating NSOEB’s visual identity with the help of different images and color patterns. The logo rated in first was created using Adobe Illustrator. The methodology used on the elaboration of the logo, that was classified in 2nd place, was the Microsoft PowerPoint, followed by the online search for images. The logo rated in 3rd place was designed using a sketch in paper and colored pencils with the help of the digital tool, Designevo. Since the nucleus is essentially composed by scholars of the health area, it is presumed that the candidates did not have the expertise to create logos. Thus, the limitations impacted the creative and technological process. With the development of this type of activity we can conclude that the realization of the logo represents a way of adding personal experience, generate a sense of belonging on the members of the Studies Nucleus, in addition to avoid student evasion in times of pandemic.