Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE SOBRE CATEGORIAS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DIVULGADAS POR EMPRESAS DE MODA DA REGIÃO DE PORTO ALEGRE – RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Moda sustentável; prática sustentável; produto; processo; cadeia de suprimento.
Sustainable fashion; sustainable practice; product; process; supply chain.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jéssica Alves da Motta
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Ricardo Ribeiro Alves
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus São Gabriel

Reumo

Iniciativas que buscam tornar o setor de moda mais sustentável vêm ocorrendo desde o final da década de 1960, com estratégias focadas em acabamento, tinturaria e estampagem. Com o passar do tempo novas ações passaram a coexistir, e a intenção de transformar a moda em um setor mais sustentável tornou-se mais proeminente. Muitas marcas e estilistas conceituados passaram a aderir à suas coleções alternativas mais sustentáveis. Neste contexto, de crescente incorporação da sustentabilidade no setor de moda, para melhor compreender as ações que estão sendo desenvolvidas, surge o seguinte objetivo: analisar em que níveis produtivos estão concentradas as práticas sustentáveis divulgadas por empresas de moda da região do Porto Alegre – RS. O estudo possui o caráter descritivo e a abordagem quali/quantitativa. Para a unidade de análise foram selecionadas cinquenta e duas marcas presentes no Mapa da Moda Sustentável do Rio Grande do Sul. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a pesquisa de estratégia documental. A principal fonte para a busca dos dados desta pesquisa foi a documentação eletrônica, através dos sites e redes sociais. Para a análise dos resultados optou-se pela técnica de análise lexical. Ressalta-se que para a realização da análise e tratamento dos dados foi utilizado o software livre Iramuteq versão 0.7 alpha 2. Na etapa de análise lexical clássica, que conta a frequência com que práticas são divulgadas, percebe-se que as estratégias produtivas em nível de produtos são as que recebem mais ênfase, representando 35,82% daquelas mencionadas pelas marcas. Na sequência, 29,10% das práticas sustentáveis concentram-se em nível de cadeia de suprimentos. O nível de processo recebeu só 13,43% da atenção das empresas. Através destes resultados foi possível observar que a maioria das práticas, divulgadas pelas empresas, se concentram em nível de produtos.
Initiatives that seek to make the fashion sector more sustainable have been taking place since the late 1960s, with strategies focused on finishing, dyeing and printing. As time went by, new actions started to coexist, and the intention to transform fashion into a more sustainable sector became more prominent. Many renowned brands and stylists have started to join their more sustainable alternative collections. In this context, with a growing incorporation of sustainability in the fashion sector, in order to better understand the actions being developed, the following objective emerges: to analyze the productive levels of sustainable practices disseminated by fashion companies in the Porto Alegre region - RS . The study has a descriptive character and a quali / quantitative approach. Fifty-two brands present in the Sustainable Fashion Map of Rio Grande do Sul were selected for the analysis unit. As a data collection technique, documentary strategy research was used. The main source for searching the data for this research was electronic documentation, through websites and social networks. For the analysis of the results, the lexical analysis technique was chosen. It should be noted that the free software Iramuteq version 0.7 alpha 2 was used for the analysis and treatment of the data. In the classic lexical analysis stage, which counts the frequency with which practices are disseminated, it is noticed that the productive strategies at the of products are those that receive more emphasis, representing 35.82% of those mentioned by the brands. As a result, 29.10% of sustainable practices are concentrated at the supply chain level. The process level received only 13.43% of the companies' attention. Through these results it was possible to observe that most of the practices, divulged by the companies, are concentrated in product level.