Resumo

Título do Artigo

Percepção de servidores de uma IES pública sobre elementos direcionadores da gestão baseada em processos
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Palavras Chave

Gestão por processo, serviço público, universidades.
Process management, public service, universities.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica no Setor e Serviços Públicos

Autores

Nome
1 - Anna Karoline Vargas Silveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Cachoeira do Sul
2 - Maria Manoela Cardoso dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul
3 - Leander Klein
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Cachoeira do Sul
4 - ANDERSON ALBERTO GONÇALVES ALVES
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul
5 - Gislaine Borges
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas

Reumo

A Gestão por Processos é um conjunto sistêmico e integrado que visa melhores resultados na área da gestão e organização. Este estudo teve como objetivo verificar possíveis diferenças na percepção de servidores de uma universidade pública sobre elementos direcionadores da gestão baseada em processos. A revisão de literatura foi realizada por meio de estudos sobre a temática abordada. Para a consecução do estudo, foi realizada um pesquisa survey online com servidores da reitoria de uma instituição de ensino superior. A análise dos resultados e suas implicações foram executadas pode meio de estatística descritiva, análise fatorial exploratória e testes t e Anova. Os resultados obtidos indicam que a gestão de processos possui percepções diferentes dependendo do grupo de servidores analisados e outras característica. Isso gera indicativos e oportunidades de melhorias para a gestão da universidade. De forma geral, a iniciativa da Gestão por Processos, se bem gerida considerando seus fatores críticos, geram impactos positivos na gestão da universidade.
Process Management is a systemic and integrated set that aims at better results in the area of management and organization. This study aimed to verify possible differences in the perception of public university employees on guiding elements of process-based management. The literature review was carried out through studies on the topic addressed. To carry out the study, an online survey survey was conducted with officials from the rectory of a higher education institution. The analysis of the results and their implications were performed using descriptive statistics, exploratory factor analysis and t and ANOVA tests. The results obtained indicate that the process management has different perceptions depending on the group of analyzed servers and other characteristics. This generates indications and opportunities for improvements for university management. In general, the Process Management initiative, if well managed considering its critical factors, generates positive impacts on university management.