Resumo

Título do Artigo

AgTechs:‌ ‌startups‌ ‌direcionadas‌ ‌ao‌ ‌agronegócio
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Palavras Chave

Agtech; Agricultura; Pequenos Produtores Rurais; Digitalização; Tecnologias Digitais
Agritech; Agriculture; Smallholder Farmers; Digitalization; Digital Technologies.

Área

Agronegócio

Tema

Gestão no Agronegócio

Autores

Nome
1 - Bruna Trindade Schaan
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
2 - Aline Castro Jansen
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
3 - Antonio Domingos Padula
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração

Reumo

O Brasil é conhecido internacionalmente pela sua estrutura produtiva e pela sua tecnologia agrícola. Dentro deste cenário, as AgTechs - startups direcionadas ao agronegócio - são reconhecidas como a principal fonte de desenvolvimento de soluções digitais para o setor. Todavia, as ferramentas digitais concebidas acabam sendo utilizadas, principalmente, pelos grandes produtores rurais, os quais possuem disponibilidade de recursos humanos e financeiros. À vista disso, a lacuna entre a adoção de tecnologias digitais entre os mesmos e os pequenos agricultores tende a continuar crescendo consideravelmente. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar os desafios e as oportunidades na atuação das AgTechs em pequenas propriedades rurais. Para atingir esta proposta, será conduzida uma análise qualitativa dos relatórios gerados a partir do levantamento feito pela parceria entre Embrapa, Sebrae e INPE (BOLFE et al, 2020) e da pesquisa realizada pela INA (2020). As principais dificuldades para as AgTechs conseguirem trabalhar com os pequenos produtores são: a dificuldade de conexão com a internet; os problemas com a infraestrutura logística; o alto valor das tecnologias digitais; a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e a falta de capacitação dos usuários. Esses desafios levantados, contudo, podem ser vistos como oportunidades para as AgTechs buscarem se diferenciar das outras no mercado de diversas forma, tais como: buscando o desenvolvimento de soluções digitais mais baratas e que funcionem em modo offline; ampliando as funcionalidades das suas ferramentas digitais; oferecendo serviços de consultoria e acompanhamento digital; e investindo em treinamentos para os pequenos produtores rurais. Por fim, sugere-se para estudos futuros minuciar esta pesquisa, analisando os desafios e oportunidades das AgTechs por região e por cultivo.
Brazil is internationally known by its productive structure and agricultural technology. In this scenario, AgTechs - startups with its orientation towards agribusiness - are recognized as the main development source of digital solutions for this sector. However, digital tools are mainly used by large rural producers, because of their available human resources and financial ones. Furthermore, the gap in the adoption of technologies between large producers and small ones trends to substantially increase. In this sense, this study aims to analyze the challenge and opportunities in the performance of AgTechs in smallholding. To achieve this proposal, it will be conducted a qualitative analysis of the reports of the survey made by the partnership between Embrapa, Sebrae, and INPE (BOLFE et al, 2020) and the research carried out by INA (2020). The main difficulties for AgTechs working with smallholder farmers are: the lack of internet connectivity; logistical infrastructure problems; expensive digital technologies; unqualified labor; and absence of users training. On the other hand, these challenges can be perceived as opportunities for some AgTechs to stand out in the market in several ways, such as: developing cheaper solutions which work in offline mode; expanding digital tools features; offering digital monitoring and consulting services; and investing in training for smallholder farmers. Finally, it is suggested for further studies to conduct research analyzing the challenges and opportunities of AgTechs by region and by cultivation.