Resumo

Título do Artigo

AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM LEVANTAMENTO ACERCA DAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
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Palavras Chave

Administração Pública; A3P; Desenvolvimento Sustentável;
Public administration; A3P; Sustainable development;

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rodrigo Uszacki Carvalho de Freitas
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - VICTOR MATHEUS PORTELA RIBEIRO
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH
3 - Kelmara Mendes Vieira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública
4 - Leander Klein
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Cachoeira do Sul
5 - Luis Carlos Zucatto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões

Reumo

Objetivou-se neste estudo investigar a percepção da comunidade acadêmica do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria quanto às práticas socioambientais, relacionadas aos eixos temáticos da A3P. A amostra foi composta de 11 servidores e 18 estudantes. Utilizou-se como instrumento de coleta dos dados a ferramenta questionário na forma de sentenças abertas e fechadas, estas com respostas apresentadas no padrão da Escala de Likert de cinco pontos. A fim de avaliar se houve mudanças quanto à percepção da comunidade acadêmica, optou-se por realizar o teste estatístico não-paramétrico de Mann-Whitney para confrontar os níveis de percepção sobre as ações referentes à A3P antes e depois de sua implementação, tendo por base o estudo preliminar empreendido por Mello (2018). Verificou-se, por meio das questões de escala, que houve um avanço positivo na percepção da comunidade nos eixos 1, 4, 5 e 6 da A3P. Com relação aos eixos 2 e 3, nota-se uma estabilidade na percepção da comunidade acadêmica. Nas questões discursivas observou-se o desconhecimento da comunidade acadêmica referente a práticas de compartilhamento de produtos de consumo, reutilização ou reciclagem de resíduos, a existência de sistema de coleta de água da chuva ou reuso de água, uso de energia solar , destinação correta de resíduos especiais e resíduos recicláveis, a existência de sensores de presença para otimização do uso de energia elétrica, indicando que estas ações podem ser melhor divulgadas junto à comunidade acadêmica.
The objective of this study was to investigate the perception of the academic community of the Palmeira das Missões Campus of the Federal University of Santa Maria regarding socio-environmental practices, related to the A3P's thematic axes. The sample consisted of 11 servers and 18 students. The questionnaire tool in the form of open and closed sentences was used as an instrument of data collection, these with answers presented in the standard of the five-point Likert Scale. In order to assess whether there were changes in the perception of the academic community, it was decided to perform the Mann-Whitney non-parametric statistical test to compare the levels of perception about the actions related to A3P before and after its implementation, aiming at based on the preliminary study undertaken by Mello (2018). It was verified, through the questions of scale, that there was a positive advance in the perception of the community in axes 1, 4, 5 and 6 of the A3P. Regarding axes 2 and 3, there is a stability in the perception of the academic community. In the discursive questions, it was observed the lack of knowledge of the academic community regarding the practices of sharing consumer products, reusing or recycling waste, the existence of a rainwater collection system or water reuse, use of solar energy, correct disposal of special wastes and recyclable wastes, the presence of presence sensors to optimize the use of electric energy, indicating that these actions can be better disseminated to the academic community.