Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SELEÇÃO DOS DOCENTES EM SECRETARIAS DE MUNICÍPIO DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Políticas Públicas. Recrutamento e Seleção. Administração Pública.
Public Policies. Recruitment and Selection. Public Administration.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Denise Doná Linke
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Estela Maris Giordani
-

Reumo

Esta pesquisa objetiva identificar as práticas na gestão de pessoas e as ações que compõe os processos estratégicos nas Secretarias de Município da Educação (SMEDs) do Rio Grande do Sul para a efetivação dos docentes municipais. A análise de como as SMEDs definem e articulam o provimento dos processos seletivos para professores da rede pública municipal no Estado, bem como a identificação e definição do perfil desejado dos professores para admissão temporária da rede municipal de ensino são as questões propulsoras e norteadoras deste estudo. Apresenta-se uma fundamentação teórica que engloba as Políticas Públicas Educacionais, a Gestão de Pessoas e a Atuação nos Concursos Públicos, a Gestão Educacional e os Desafios Organizacionais. O diagnóstico foi realizado através de entrevistas semiestruturadas com os representantes das SMEDs em diversas cidades do Estado. A análise dos resultados expõe a realidade observada e relatada através deste estudo específico.
This research aims to identify the practices in the management of people and the actions that compose the strategic processes in the Secretariats of Education Municipality (Smeds) of Rio Grande do Sul for the implementation of municipal teachers. The analysis of how the SMEDs define and articulate the provision of selection processes for teachers of the municipal public network in the state, as well as the identification and definition of the desired profile of teachers for temporary admission to the municipal education network are the driving and guiding issues of this study. It presents a theoretical foundation that encompasses Public Educational Policies, People Management and Performance in Public Contests, Educational Management and Organizational Challenges. The diagnosis was made through semi-structured interviews with SMED representatives in several cities of the State. The analysis of the results exposes the reality observed and reported through this specific study.