Resumo

Título do Artigo

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM DEBATE: UMA EXPERIÊNCIA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS
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Palavras Chave

Segurança da Informação. Boas práticas e Inovação Social. Centro de Educação. Ensino Superior.
Information security. Good practices and Social Innovation. Centro de Educação. Higher Education.

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - Angelita Zimmermann
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Educação
2 - Débora Marshall
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Educação
3 - Everton Weber Bocca
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Educação - LINCE
4 - Giseli Duarte Bastos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Educação
5 - Nériton Clay Oliveira Porto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Educação

Reumo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) despende o máximo de atenção e cuidado com a segurança da informação. Este artigo resulta do projeto em andamento intitulado “Ciclo formativo sobre boas práticas e segurança da informação do Centro de Educação/UFSM”, que visa debater com a comunidade sobre as boas práticas existentes e sobre o que poderia proporcionar um trabalho mais eficaz nas rotinas administrativas, assim como, constituir uma cultura de Segurança da Informação no Centro. O objetivo deste trabalho é dar visibilidade a uma proposta de inovação e empreendedorismo social, compreendida como potencial de governança a ser compartilhada com outros Centros da UFSM e com outras instituições interessadas em melhor gerir a Segurança da Informação. Neste momento pandêmico histórico, de distanciamento social e intensificação do trabalho remoto, precisamos reorganizar nossas práticas para cumprirmos com todos os serviços prestados ao público, com a ética, responsabilidade e qualidade indispensáveis à Educação Superior que almejamos.
The Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) pays utmost attention and care to information security. This article results of an ongoing project entitled “Training cycle on good practices and information security developed in Centro de Educação/UFSM”, which aims at discussing on the good practices toward information security within community in Centro de Educação, as well as debating toward strategies in administrative procedures to produce more effective results. This project is also intended to establish a culture of information security in Centro de Educação. The objective of this paper is to publicize a social entrepreneurship and innovation proposal, which is seen as a potential tool for improving governance, particularly to be shared with other faculties at UFSM and institutions interested in effectively managing information security. As this pandemic historical moment unfolds, we are faced with higher workload and social distancing. This is a moment for us to reorganize our work routines in order to serve all collective needs, performing our functions with ethics, responsibility and quality, crucial to achieve Higher Education excellence we pursue.