Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS NO TRT4: GERANDO INTELIGÊNCIA COM DADOS INTERNOS
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Knowledge Management

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Janina Alves Fagundes
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola
2 - Fernanda da Silva Momo
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

A grande quantidade de informações que permeiam as atividades das empresas, seja no âmbito interno seja no âmbito externo pode se tornar um ativo valioso para as instituições, pois a partir delas é possível elaborar produtos e processos que contribuem para o aumento do lucro e produtividade. Nesse sentido, observa-se que a gestão do conhecimento aliada a inteligência é uma importante ferramenta para a criação de novos sentidos e consequentemente para o desenvolvimento de novos produtos/serviços/processos. Dentro desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é verificar se o processo de implantação e homologação de sistemas do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região possui gestão do conhecimento e identificar de que forma esse processo contribui ou pode contribuir para a geração de inteligência nas próximas homologações e implantações dos sistemas. Para tal optou-se por uma pesquisa operacionalizada por estudo de caso em que a coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas, coleta documental e observação. O resultado indica que existe uma gestão do conhecimento, embora esteja dispersa, e que ela é usada inclusive para a tomada de decisões e a inteligência no processo de homologação é gerada quando se usa dados de outras homologações que previnem erros e retrabalho ou até mesmo na solução antecipada de problemas.
The large amount of information that permeates the activities of companies, both internally and externally, can become a valuable asset for institutions, since it is possible to develop products and processes that contribute to increasing profit and productivity. In this sense, it is observed that knowledge management combined with intelligence is an important tool for the creation of new meanings and, consequently, for the development of new products / services / processes. Within this context, the objective of this research is to verify if the process of implantation and approval of systems of the Regional Labor Court of the 4th Region has knowledge management and to identify how this process contributes or can contribute to the generation of intelligence in the next approvals and systems deployments. For this, we opted for an operationalized research by case study in which data collection was performed through unstructured interviews, documentary collection and observation. The result indicates that there is knowledge management, although it is dispersed, and that it is used even for decision making and the intelligence in the approval process is generated when using data from other approvals that prevent errors and rework or even in early troubleshooting.