Resumo

Título do Artigo

PROJETO HORTA NA ESCOLA: INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Interdisciplinaridade; Horta; Educação ambiental; Ensino fundamental; Educandos.
Interdisciplinarity; Vegetable garden; Environmental education; Elementary School; Learners.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Janete Webler Cancelier
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCR
2 - Helena Maria Beling
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Naturais e Exatas

Reumo

Este trabalho apresenta discussões referentes às práticas de educação ambiental, abordando a alimentação saudável e práticas sustentáveis, vinculadas as atividades de ensino e condutas pedagógicas na construção e manutenção de hortas no espaço escolar. O trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de extensão, na perspectiva interdisciplinar, estimulando educandos práticas sustentáveis e alimentação saudável por meio das descobertas, manejo e interação com as diversas fases da construção e cuidados com a horta. As atividades foram desenvolvidas em 2017 e 2018, na Escola Riachuelo, localizada no município de Santa Maria/RS. A estratégia adotada foi o emprego do método indutivo, com abordagem qualitativa. O Projeto Horta na Escola se constitui enquanto instrumento didático e educativo possibilitando um processo de ensino significativo e uma aprendizagem efetiva a partir da relação entre conteúdos e práticas desenvolvidas. Na escola, a área destinada ao cultivo das verduras e legumes ganhou espaço estimulou o interesse educativo, permanecendo em vigor no ano, abarcando mais turmas.
This paper presents discussions related to environmental education practices, addressing healthy eating and sustainable practices, linked to teaching activities and pedagogical conduct in the construction and maintenance of vegetable gardens in the school space. The work was developed from an extension project, in an interdisciplinary perspective, encouraging students to practice sustainable and healthy eating through discoveries, management and interaction with the various phases of construction and care of the vegetable garden. The activities were developed in 2017 and 2018, at Escola Riachuelo, located in the municipality of Santa Maria/RS. The adopted strategy was the use of the inductive method, with a qualitative approach. The Horta na Escola Project constitutes itself as a didactic and educational tool, enabling a meaningful teaching process and effective learning based on the relationship between contents and developed practices. At the school, the area dedicated to the cultivation of vegetables and vegetables gained space stimulated educational interest, remaining in force throughout the year, covering more classes.