Resumo

Título do Artigo

SUCESSO E SATISFAÇÃO NA CARREIRA: UMA ANÁLISE COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
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Palavras Chave

Satisfação. Carreira. Ensino Superior. Docência.
Satisfaction. Career. University education. Teaching.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Luciana Aparecida Barbieri da Rosa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO - Porto Velho- RO
2 - Elaine Ortiz Dias
-
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG - Escola de Negócios
4 - Tais Pentiado Godoy
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Curso de Pós-Graduação em Administração
5 - Celina Franco Hoffmann
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH - PPGA

Reumo

O presente estudo procura identificar as percepções dos docentes da Instituição Ensino Superior em relação a satisfação na carreira. A pesquisa foi de cunho quantitativo e o estudo foi adaptado de Costa (2014). Os resultados evidenciam que a necessidade de constante aprimoramento faz parte da carreira docente e os resultados evidenciam que as competências requeridas estão associadas à percepção de justiça quanto à ocupação de níveis hierárquicos e sistemas de avaliação associados, além disso, destaca-se à percepção de estabilidade na carreira. Do ponto de vista inferencial, os resultados mostram que a felicidade na vida profissional é afetada positivamente pelo trabalho em equipe compartilhado, por uma boa rede de contatos profissionais e pela felicidade na vida pessoal e familiar. Para estudos futuros, sugere-se ampliar o escopo da pesquisa para os docentes de todos os cursos da Instituição analisada.
This study seeks to identify the perceptions of professors at the Higher Education Institution in relation to career satisfaction. The research was quantitative and the study was adapted from Costa (2014). The results show that the need for constant improvement is part of the teaching career and the results show that the required skills are associated with the perception of justice regarding the occupation of hierarchical levels and associated assessment systems, in addition, it stands out to the perception of stability career. From an inferential point of view, the results show that happiness in professional life is positively affected by shared teamwork, a good network of professional contacts and happiness in personal and family life. For future studies, it is suggested to expand the scope of the research to the teachers of all the courses of the analyzed Institution.