Resumo

Título do Artigo

ESCOLHA DO DESTINO TURÍSTICO DO SEGMENTO LGBTQIA+: O PAPEL DA IMAGEM DO DESTINO E DAS MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS
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Palavras Chave

Turismo. Turismo gay-friendly. LGBTQIA+. Fatores motivacionais
Tourism. Gay-friendly tourism. LGBTQIA +. Motivational factors.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Juciele Marta Baldissarelli
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Campus de Caçador
2 - Julia Bianchi
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Curso de Administração

Reumo

O turismo voltado para o segmento LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Não-binários, Intersexos e Assexuais) é também tratado como ‘turismo gay-friendly’. Consiste em segmento em ampla expansão e potencial para o mercado de turismo no Brasil. Buscando compreender este mercado, buscou-se identificar as motivações e consumo de viagens de brasileiros autodefinidos como LGBTQIA+. Foi conduzida uma pesquisa quantitativa, descritiva, operacionalizada por meio de uma survey com um total de 239 respondentes, sendo destes, 89 autodefinidos LGBTQIA+. Para a análise de dados, utilizou-se o Software SPSS. Os resultados mostram que: (1) não houve diferença significativa entre a escolha de destino turístico entre heterossexuais e o público LGBTQIA+; (2) ambos os públicos valorizam o lazer como principal motivação psicológica da escolha do destino de viagem; (3) em relação a imagem do destino, as dimensões mais importantes para a amostra foram a imagem afetiva do lugar e a infraestrutura e ambiente socioeconômico do destino de viagem; (4) pode-se verificar que há uma correlação grande entre a Imagem Afetiva e as Motivações Psicológicas da escolha do destino turístico no público LGBTQIA+.
The tourism aimed at the LGBTQIA + segment (Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite, Transsexual, Transgender, Non-binary, Intersex and Asexual) is also treated as 'gay-friendly tourism'. It consists of a segment in wide expansion and potential for the tourism market in Brazil. Seeking to understand this market, this study sought to identify the motivations for travel consumption of Brazilian self-defined as LGBTQIA + public. A quantitative, descriptive research was conducted, operationalized through a survey with a total of 239 respondents, which 89 were self-defined as LGBTQIA +. For data analysis, the SPSS Software was used. The results show that: (1) there was no significant difference between the choice of tourist destination within the heterosexuals and the LGBTQIA + public; (2) both public value leisure as the main psychological motivation for choosing the travel destination; (3) in relation to the image of the destination tourism, the most important dimensions for the sample were the affective image of the place and the infrastructure and socioeconomic environment of the travel destination; (4) it can be seen that there is a great correlation between the Affective Image and the Psychological Motivations of the choice of tourist destination in the LGBTQIA + public.