Resumo

Título do Artigo

Evidências de isomorfismo nas relações entre fatores associados aos custos de novos produtos, estrutura organizacional e pensamento estratégico no âmbito de empresas startups e scale-ups do setor de T
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Palavras Chave

Custeio-meta. Isomorfismo. Métodos de custeio. Pensamento estratégico.
Target costing. Isomorphism. Costing methods. Strategic thinking.

Área

Contabilidade

Tema

Controladoria e Controle Gerencial

Autores

Nome
1 - Augusto C D C Filho
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Controladoria
2 - Antônio André Cunha Callado
-
3 - Aldo Leonardo Cunha Callado
Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Finanças e Contabilidade

Reumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre a estrutura organizacional, o pensamento estratégico e fatores associados a custos de novos produtos referentes ao custeio-meta em empresas startups e scale-ups do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação estabelecidas em Recife/PE. Foram obtidos 33 questionários respondidos de maneira completa, representando uma taxa de resposta de 10,96%. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram considerados os seguintes grupos de variáveis: escolas do pensamento estratégico; características da estrutura organizacional; planejamento dos custos de produtos novos; expectativas sobre os custos de produtos novos; e princípios norteadores do custo de novos produtos. Todas as variáveis foram operacionalizadas em escalas ordinais. Considerando as características das variáveis consideradas, foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman para analisar a significância das relações. Os resultados obtidos apresentam evidências acerca da presença de isomorfismo entre os fatores associados aos custos de novos produtos referentes ao custeio meta, estrutura e pensamento estratégico das empresas investigadas. No entanto, algumas relações estatisticamente significativas entre aspectos associados ao uso de custeio-meta e o pensamento estratégico associado à escola da aprendizagem foram encontradas.
The objective of this research was to investigate the relationships between structure, strategic thinking and factors related to target costing in startups and extensions in Information Technology and Communication companies established in Recife / PE. The operational design of the survey considered a finite population composed of 301 companies and all of them were contacted. Thirty-three completed questionnaires were selected, representing a response rate of 10.96%. For the development of this research, five groups of variables were considered: schools of strategic thinking; characteristics of the organizational structure; cost planning of new products; expectations about the costs of new products; and guiding principles of the cost of new products. Information related to the alignment of companies' strategic thinking and the use of target costing was collected from a questionnaire. All variables were operationalized on common scales. As characteristics of the variables used, Spearman's correlation coefficient was used to analyse the significance of the relationships. The results show evidence about the presence of isomorphism among the factors related to costs of new products regarding the target costing, structure and strategic thinking of the investigated companies. However, some statistically significant relationships between aspects associated with the use of goal costing and the strategic thinking associated with the learning school were found.