Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE SANTA MARIA-RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento estratégico; agroindústria; produtos caprinos.
Strategic planning; agribusiness; goat products.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Giseli Rodrigues Wagner
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Curso de Administração
2 - Lorenzzo Felipin Vincensi
-
3 - Angela Sofia Warken
-
4 - Ana Letícia Pinheiro Raskopf
-

Reumo

O planejamento estratégico tornou-se um recurso indispensável às organizações que pretendem assumir uma postura de competitividade no mercado atual, sendo indispensável para a tomada de decisões (REZENDE, 2011). A elaboração de um planejamento estratégico passa por diversas fases, desde a análise ambiental, onde são observadas as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo; elaboração da Matriz SWOT; definição das diretrizes organizacionais, estabelecimento os objetivos estratégicos e indicadores e elaboração dos planos de ação (CRUZ,2017). Para que tudo isso ocorra, é importante a participação ativa da direção das organizações, bem como entender a opinião dos colaboradores. Assim, este estudo teve como objetivo elaborar um planejamento estratégico para uma agroindústria da cidade de Santa Maria, RS. Para isso, foram realizadas reuniões com o produtor da empresa e um bolsista da feira na qual a agroindústria expunha seus produtos. Como resultado, foi elaborada a Matriz SWOT para a organização, definido o negócio, missão, visão e valores, bem como os objetivos estratégicos e indicadores e os planos de ação para que se alcancem estes objetivos.
Strategic planning has become an indispensable resource for organizations that intend to assume a competitive posture in the current market, being indispensable for make decision (REZENDE, 2011). The elaboration of a strategic planning goes through several phases, from the environmental analysis, where the strengths and weaknesses of the internal environment and the opportunities and threats of the external environment are observed; elaboration of the SWOT Matrix; definition of organizational guidelines, establishment of strategic objectives and indicators and preparation of action plans (CRUZ, 2017). For all of this to occur, it is important active participation of the directors of organizations, as well as to understand the opinion of employees. Thus, this study aimed to develop a strategic plan for an agribusiness in the city of Santa Maria, RS. For this, meetings were held with the company's producer and a scholarship at the market in which the agribusiness exhibited its products. As a result, the SWOT Matrix for the organization was elaborated, defining the business, mission, vision and values, as well as the strategic objectives and indicators and the action plans to achieve these objectives.