Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIOS DE IMPACTO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA BASE WEB OF SCIENCE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação, modelo de negócios, negócios de impacto
Innovation, business models, impact business

Área

Inovação

Tema

Modelos de Negócios Inovadores

Autores

Nome
1 - Liara de Oliveira Müller
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
2 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Jaíne Pompeo Rodrigues
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Camobi
4 - Rodrigo Reis Favarin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
5 - Karine da Silveira Aquino
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi

Reumo

A inovação do modelo de negócios está relacionada a novas formas de desenvolver estratégias, produtos e processos, alterando a tomada de decisão em busca de ganho de mercado e competividade. Os negócios de impacto integram a busca por inovação, transformação social e desempenho financeiro integrando os diferentes fatores impactados ou impactantes. Tendo em vista a relevância dos modelos de negócios de impacto e a importância da inovação, este estudo buscou identificar as principais características da produção científica internacional relacionada a temática da inovação dos modelos de negócios de impacto no período de 2009 a 2019. Para tanto, desenvolveu-se um estudo bibliométrico, de natureza quantitativa na base de dados Web of Science, relacionando os termos “Inovação” (innovation) e “Modelos de Negócios de Impacto” (impact business models). Como principais resultados, pode-se observar o aumento entre as publicações ao decorrer dos anos, com crescimento considerável a partir de 2014, mostrando um interesse atual e recente entre os pesquisadores pela temática. Além disso, o tema foi classificado como “hot topic” nas áreas de Business (negócios), Management (gestão) e Environmental Studies (Estudos ambientais).
Innovation of business models is related to new shapes of develop strategies, products and process, changing the decision making in search of market gain and competitiveness. Impact business integrate the search for innovation, social transformation and financial performance integrating different factors impacted or impactful. In view of the relevance of impact business models and importance of innovation. This study sought identify the main features of international scientific production related of the thematic of innovation of impact business models in the period of 2009 to 2019. Therefore, developed a bibliometric study, of quantitative nature in the database Web of Science, relating the terms “Innovation” and “Impact Business Model”. As main results, can be observed an increase between publications over the years, with a considerable growth from 2014, showing current and recent interest between the researchers by thematic. Besides that, the theme was rated as a “hot topic” in the areas of Business, Management and Environmental Studies.