Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL EM COMPANHIAS ABERTAS
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Palavras Chave

Responsabilidade Socioambiental, Desempenho, Companhias abertas
Social-environmental Responsibility, Performance, Companies

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Naline Tres
Unochapeco - Chapecó
2 - CLAUDIA DALLA PORTA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - URI SÃO LUIZ GONZAGA - SÃO LUIZ GONZAGA
3 - SADY MAZZIONI
-
4 - Cristian Baú Dal Magro
Unochapeco - Chapecó
5 - DANIELA DI DOMENICO PROVIN
Unochapeco - Chapecó

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) tem sido discutida no que tange ao estabelecimento de estratégias de engajamento das organizações com seus stakeholders, visando a legitimidade e o alcance da sustentabilidade nos pilares econômico, social e ambiental. Os resultados prévios não são conclusivos quanto ao efeito das práticas socioambientais sobre o desempenho, alguns estudos apontam benefícios na melhoria do desempenho econômico e financeiro das organizações e outros estudos apontam efeito inverso ou neutro. Nesta discussão teórica, parte-se do princípio de que as práticas socioambientais podem ser reflexo da RSC e, portanto, podem refletir no desempenho corporativo. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar a influência das práticas de responsabilidade socioambiental no desempenho econômico e financeiro das empresas brasileiras listadas na [B3], no período de 2014 a 2018. A pesquisa é de abordagem quantitativa e com análise documental, a partir da análise das informações sociais e ambientais dos relatórios anuais de sustentabilidade divulgados de acordo com o padrão GRI 4 (Global Reporting Initiative). As variáveis de mensuração do desempenho econômico e financeiro foram obtidas na plataforma Economática®. Os resultados indicam que não houve influência da divulgação de informações das práticas socioambientais no desempenho econômico (variáveis de resultado contábil) das empresas. Por outro lado, os achados sugerem que existe influência negativa da divulgação de informações das práticas socioambientais no desempenho financeiro (variáveis de mercado). Em geral, as evidências apontam que as empresas com menores níveis de evidenciação socioambiental apresentam maior desempenho de mercado.
Corporate Social Responsibility (CSR) has been discussed with regard to the establishment of engagement strategies of organizations with their stakeholders, aiming at the legitimacy and the achievement of sustainability in the economic, social and environmental pillars. The previous results are not conclusive as to the effect of socioenvironmental practices on performance, some studies point to benefits in improving the economic and financial performance of organizations and other studies point to an opposite or neutral effect. In this theoretical discussion, it is assumed that socioenvironmental practices can be a reflection of CSR and, therefore, can be reflected in corporate performance. Thus, the objective of the study is to analyze the influence of socio-environmental responsibility practices on the economic and financial performance of Brazilian companies listed in [B3], in the period from 2014 to 2018. The research has a quantitative approach and with documentary analysis, based on analysis of the social and environmental information in the annual sustainability reports released in accordance with the GRI 4 (Global Reporting Initiative) standard. The variables for measuring economic and financial performance were obtained using the Economática® platform. The results indicate that there was no influence of the disclosure of information on socio-environmental practices in the economic performance (accounting result variables) of the companies. On the other hand, the findings suggest that there is a negative influence of the disclosure of information on socio-environmental practices on financial performance (market variables). In general, the evidence points out that companies with lower levels of socio-environmental disclosure have higher market performance.