Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO CONSUMIDOR-AGRICULTOR NAS REDES ALIMENTARES
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Palavras Chave

Redes alimentares alternativas. Redes alimentares cívicas. Agricultura apoiada pela comunidade. Relação-consumidor-agricultor
Alternative food networks. Civic food networks. Community-supported agriculture. Relationship-consumer-farmer.

Área

Agronegócio

Tema

Temas Emergentes em Agronegócio

Autores

Nome
1 - Rosângela Oliveira Soares
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Júlio de Castilhos
2 - Manuel Luis Tibério
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos de Desenvolvimento Transdisciplinar (CETRAD)
3 - Artur Fernando Arêde Correia Cristovão
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Centro de Estudos de Desenvolvimento Transdisciplinar (CETRAD)
4 - Paulino Varela Tavares
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Júlio de Castilhos

Reumo

Ao observar a busca crescente por um consumo agroalimentar saudável por parte dos consumidores mais conscientes, percebe-se o desenvolvimento de novos canais que fazem com que tenham um papel e uma ação mais efetiva e mensurável nesse processo de consumo de alimentos saudáveis. Desse modo, a partir da contextualização das tendências alimentares, e agregado à ética no consumo alimentar, o presente estudo possui como objetivo analisar a relação consumidor-agricultor nas redes alimentares alternativas e cívicas e suas características. Para tanto, realizaram-se uma revisão sistematizada da literatura e abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram as características das redes alimentares alternativas e cívicas, com destaque para a agricultura apoiada pela comunidade, sendo esta uma opção social, econômica e ambiental para a produção de alimentos, como um modo de fortalecer a relação de proximidade consumidor-agricultor e reconectar os cidadãos.
By observing the growing search for a healthy agri-food consumption by the most conscious consumers, it is possible to notice the development of new channels that make them play a more effective and measurable role and action in this process of consuming healthy food consuption. Thus, based on the context of food trends, and added to ethics in food consumption, this study aims to analyze the consumer-farmer relationship in alternative and civic food networks and their characteristics. For this purpose, a systematic literature review and a qualitative approach were carried out. The results demonstrated the characteristics of alternative and civic food networks, with emphasis on community-supported agriculture, which is a social, economic, and environmental option for food production, as a way to strengthen the consumer-farmer relationship and reconnec the citizens.