Resumo

Título do Artigo

ESTADO DA ARTE SOBRE PRESENÇA SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA WEB OF SCIENCE E SCOPUS NO PERÍODO 1988-2018
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Presença Social, Educação a Distância, Bibliometria
Social Presence, Distance Education, Bibliometric

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luciana Aparecida Barbieri da Rosa
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO - Porto Velho- RO
2 - Maria Carolina Martins Rodrigues
CIEO - Universidade do Algarve - investigadora
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG - Escola de Negócios
4 - Francies Diego Motke
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - Larissa Cristina Barbieri
-

Reumo

A evolução do conceito de presença social vem se intensificando ao longo dos anos (COBB, 2009; SHIH; SWAN, 2009; ONRUBIA et al., 2010; BOLING et al., 2012). Desta forma, a presença social na EAD é fundamental. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar as características da produção científica sobre Presença Social e Educação a Distância nas bases de dados Web of Science e Scopus de 1988 a 2018. Os resultados da pesquisa identificaram um total de 280.106 artigos publicado na Web of Science e 174 artigos publicados na Scopus. O ano com maior número de publicações foi 2017 na WOS e Scopus. A instituição de maior destaque nas duas bases de dados foi a Athabasca University, localizada no Canadá, com 5 publicações na Scopus e 2 artigos publicados na Web of Science. Shea et al. (2009) "escreveu o artigo" A comunidade de pesquisa como referencial teórico para fomentar o "engajamento epistêmico" e a "presença cognitiva" na educação online, que foi o mais citado nas duas bases analisadas. Sugere estudos futuros para ampliar o formulário de busca sobre temas de outras áreas, além de eventos científicos nacionais e internacionais.
The evolution of the concept of social presence has been intensifying over the years (COBB, 2009; SHIH; SWAN, 2009; ONRUBIA et al., 2010; BOLING et al., 2012). In this way, the social presence in Distance Learning is fundamental. In this perspective, the objective of this study is to analyze the characteristics of the scientific production on Social Presence and Distance Education in the Web of Science and Scopus databases from 1988 to 2018. The results of the research identify a total of 280, 106 articles published in the Web of Science and 174 articles published in Scopus. The year with the largest number of publications was 2017 in WOS and Scopus. The most prominent institution in the two databases was the Athabasca University, located in Canada, with 5 publications in Scopus and 2 articles published in the Web of Science. Shea et al. (2009) "wrote the article" Research community as a theoretical reference to foster "epistemic engagement" and "cognitive presence" in online education, which was the most cited in the two bases analyzed. It suggests future studies to expand the search form on topics in other fields as well as national and international scientific events.