Resumo

Título do Artigo

O DESAFIO DO DOCENTE COMO FORMADOR NA EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL A PARTIR DA TEORIA DE SKINNER
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Palavras Chave

Skinner, Ensino-Aprendizagem, Educação a Distância.
Skinner, Teaching-Learning, Distance Education.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - MICHELLE CASTANHO MACHADO
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - SANTANA DO LIVRAMENTO
2 - Monique Vigil Klüsener
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento - RS
3 - Jhonatan da Costa Rosa
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
4 - Sebastiao Ailton da Rosa Cerqueira Adão
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

O presente estudo tem como objetivo geral configurar o papel do docente como formador na educação semipresencial do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA a partir das teorias de Skinner. Para o alcance do objetivo proposto foi realizado um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de nove (9) entrevistas semiestruturadas com docentes que atuaram nas disciplinas a distância do curso semipresencial de Administração Pública da UNIPAMPA. As entrevistas continham 4 blocos sobre os assuntos do referencial teórico e foram gravadas e transcritas para posteriormente serem analisadas através de uma análise interpretativa. Como principal resultado notou-se que o papel do docente como formador na educação é desafiador, tendo que buscar outros subsídios para suprir o contato com o aluno, bem como a forma com que se dá o estímulo ao mesmo e ainda ter que lidar com a falta de formação pedagógica para trabalhar nessa modalidade EAD.
The present study has the general objective of configuring the role of the teacher as a trainer in the semi-presential education of the Public Administration course at the Federal University of Pampa - UNIPAMPA based on Skinner's theories. To achieve the proposed objective, a descriptive study was carried out with a qualitative approach. Data collection was carried out through nine (9) semi-structured interviews with professors who worked in the distance disciplines of the UNIPAMPA public administration course. The interviews contained 4 blocks on the subjects of the theoretical framework and were recorded and transcribed for later analysis through an interpretative analysis. As a main result, it was noted that the role of the teacher as a trainer in education is challenging, having to seek other subsidies to supply contact with the student, as well as the way in which the stimulus is given and still have to deal with the lack of pedagogical training to work in this distance learning modality.