Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade social corporativa e a diferença entre o lucro contábil e fiscal
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Stakeholders. Tributação. Responsabilidade Social Corporativa.
62/5000 Stakeholders. Taxation. Corporate social responsibility.

Área

Contabilidade

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Raphael Martini
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECO - SAO LOURENÇO DO OESTE
2 - Rudimar Gotardo
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECO - SÃO LOURENÇO DO OESTE
3 - Cristian Baú Dal Magro
Unochapeco - Chapecó

Reumo

A responsabilidade social corporativa é um conjunto de ações estratégicas que enaltecem a preocupação das empresas com a comunidade, meio ambiente e os stakeholders. A responsabilidade social corporativa torna a informação contábil interlocutora entre empresa e stakeholders, deixando de priorizar os interesses meramente fiscais. Este estudo tem o objetivo de verificar se a Responsabilidade Social Corporativa influencia a diferença entre o lucro contábil-fiscal nas empresas de capital aberto listadas em bolsa de 28 países do continente americano. A amostra da pesquisa foi composta de 1.251 empresas com dados referentes ao ano de 2018, coletados da base de dados Thomson One Banker. A análise dos dados foi desenvolvida com uso da regressão linear múltipla com a utilização do software SPSS. Os resultados indicam que a responsabilidade social corporativa (RSC) reduz a diferença entre o lucro contábil-tributário. Em geral, as empresas com RSC priorizam a informação tributária próxima daquela reportada aos stakeholders com o interesse de reduzir a possibilidade do comportamento oportunista nas práticas de gerenciamento de resultados, contrariam os índicos de prioridade da informação contábil aos stakeholders.
Corporate social responsibility is a set of strategic actions that highlight the concern of companies with the community, the environment and stakeholders. Corporate social responsibility makes accounting information interlocutor between company and stakeholders, failing to prioritize purely fiscal interests. This study aims to verify whether Corporate Social Responsibility influences the difference between accounting and tax profit in publicly traded companies listed on a stock exchange in 28 countries on the American continent. The research sample consisted of 1,251 companies with data for the year 2018, collected from the Thomson One Banker database. Data analysis was performed using multiple linear regression using the SPSS software. The results indicate that corporate social responsibility (CSR) reduces the difference between accounting and taxable income. In general, companies with CSR prioritize tax information close to that reported to stakeholders in the interest of reducing the possibility of opportunistic behavior in earnings management practices, contrary to the priority indicators of accounting information for stakeholders.