Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS COMERCIAIS PARA ROTAÇÃO DE CULTURAS: SAZONALIDADE DOS PREÇOS DE ARROZ E SOJA
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Palavras Chave

Padrão sazonal; Diversificação; Agronegócio; Produção; Tomada de decisão
Seasonal pattern; Diversification; Agribusiness; Production; Decision-making

Área

Agronegócio

Tema

Gestão no Agronegócio

Autores

Nome
1 - Murilo Gonçalves Quevedo
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - Pelotas
2 - Mario Duarte Canever
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Agronomia
3 - Filipe Selau Carlos
-
4 - Aline Castro Jansen
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração

Reumo

O Brasil é o maior produtor de arroz da América Latina, com destaque para o Rio Grande do Sul que produz 67% do volume nacional. Apesar da sua importância econômica, a valorização deste grão depende fortemente da sazonalidade, expondo os produtores a riscos. As principais causas dessas oscilações de preço estão relacionadas a inovações tecnológicas, variações na demanda, custos de produção, planejamento da produção e períodos de safra e entressafra. Recentemente, a soja surgiu como uma alternativa rentável nas áreas tradicionalmente utilizadas para arroz irrigado e trouxe benefícios a partir de sistemas de rotação de culturas. Logo, este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da sazonalidade dos preços do arroz e da soja e das possíveis estratégias de comercialização dos produtores de sistema de rotação destes grãos no estado gaúcho. Para isto, utilizou-se a base de dados da Agrolink (2020) para coleta das séries históricas dos preços de arroz e soja entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019, em seguida foi calculada a deflação destes e, após, estimou-se a sazonalidade através do Índice Percentual de Variação Sazonal. Também foram realizadas quatorze entrevistas semiestruturadas com produtores rurais, sendo sete deles com sistema de monocultivo de arroz e sete utilizando o sistema de rotação entre arroz e soja. Encontrou-se nesta pesquisa que as melhores épocas para a negociação da produção do arroz ocorrem a partir do início do segundo semestre, estendendo-se até janeiro e fevereiro e a soja apresenta melhores oportunidades de comercialização apenas durante o segundo semestre, com destaque para o mês de setembro. Por fim, o sistema de rotação entre culturas de arroz e soja oferece possibilidade de ampliação do faturamento com ganhos a partir de estratégias de comercialização, que podem somar até 2,37% por hectare quando o produtor comercializa a produção de soja logo após a colheita e aguarda o melhor momento para comercializar a produção de arroz.
Brazil is the largest rice producer in Latin America, with emphasis on Rio Grande do Sul, where 67% of the national production is produced. Despite its economic importance, the price of this grain depends heavily on seasonality, exposing producers to risks. The main causes of these price fluctuations are related to technological innovations, variations in demand, production costs, production planning and harvest and off-season periods. Recently, soy has emerged as a profitable alternative in areas traditionally used for irrigated rice and has brought benefits from crop rotation systems. Therefore, this work aimed to analyze the seasonality of the prices of rice and soybeans and the possible marketing strategies due to rotation systems for these grains in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, Agrolink database (2020) was used to collect the historical series of rice and soybean prices between January 2010 and December 2019, then their deflation was calculated and, after, it was estimated the seasonality through the Seasonal Variation Percentage Index. Fourteen semi-structured interviews were also carried out with rural producers, seven of them with a monoculture rice system and seven using the rotation system between rice and soy. It was found in this research that the best times for the negotiation of rice production occur from the beginning of the second semester, extending until January and February and that soybeans present better commercialization opportunities only during the second semester, with emphasis on the Month of September. Finally, the rotation system between rice and soybean crops offers the possibility of increasing revenue with gains from marketing strategies, which can add up to 2.37% per hectare when the producer sells soybean production right after the harvest and waits for the best time to commercialize rice production.