1 - DAVID NUNES DA CUNHA Universidade Federal de Sergipe - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Grace kethellen Linhares Santos porto Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Pós Graduação em Administração
3 - Jersica Florindo de Araújo Barros Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração (Propadm)
4 - MARGARETH DE SOUZA COSTA Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/ Campus São Cristóvão
5 - MARIA DO ROSARIO DA SILVA Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife
Reumo
RESUMO
Voltado para os alunos de graduação em administração o caso de ensino tem como objetivo apresentar aos discentes conceitos, tipologias, dimensões, classificações e determinantes de ecoinovação, abordando-os em um ambiente organizacional que é cercado por uma série de exigências legais que direcionam as ações para a busca de preservação ambiental. O empreendimento estudado atua no ramo de turismo e lazer, sendo que a sua localização geográfica exige do mesmo uma de relação mão dupla com o meio ambiente e as ecoinovações permitem que ele se mantenha operacional do ponto vista legal e agregue com isso vantagens competitivas e consequentemente o seu pleno funcionamento. O caso de ensino permitirá aos alunos após sua leitura e debate com os pares, o entendimento da relevância da ecoinovação nos diferentes ambientes organizacionais e como ela pode influenciar o sucesso dos empreendimentos através da melhoria da marca e da redução dos impactos ambientais. As questões abordadas permitirão a construção de conhecimentos e a uma percepção mais ampla a respeito dessa modalidade de inovação.
Palavras-chave: Ecoinovação. Sustentabilidade. Turismo. Turismo Sustentável.
ABSTRACT
Aimed at undergraduate students in administration, the teaching case aims to introduce students to concepts, typologies, dimensions, classifications and determinants of eco-innovation, addressing them in an organizational environment that is surrounded by a series of legal requirements that guide actions for the pursuit of environmental preservation. The studied enterprise operates in the field of tourism and leisure, and its geographical location requires a two-way relationship with the environment and the eco-innovations allow it to remain operational from a legal point of view and thus add competitive advantages and consequently its full functioning. The teaching case will allow students, after reading and debating with peers, to understand the relevance of eco-innovation in different organizational environments and how it can influence the success of enterprises through improving the brand and reducing environmental impacts. The issues addressed will allow the construction of knowledge and a broader perception regarding this modality of innovation.
Keywords-chave: Ecoinovação. Sustentabilidade. Turismo. Turismo Sustentável.