Resumo

Título do Artigo

OTIMIZAÇÃO DO USO DE SULFATO DE ALUMÍNIO NO PROCESSO DE ALVEJAMENTO/COAGULAÇÃO DE CAULIM DE UMA EMPRESA BENEFICIADORA DO ESTADO DO PARÁ
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Caulim, Sulfato de alumínio, Coagulação, Viscosidade
Kaolin, Aluminum Sulphate, Coagulation, Viscosity

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Adyla Cristina Oliveira dos Santos
Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba
2 - Thais do Socorro dos Santos Lourenço
-
3 - Sérgio Rodrigues Pinheiro Neto
Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba

Reumo

O caulim é uma rocha argilosa formada principalmente por caulinita, utilizada na indústria de papéis, tintas e revestimentos. O branqueamento é uma etapa do beneficiamento do caulim, onde a polpa é coagulada e alvejada quimicamente. Simulou-se o processo de alvejamento de uma empresa beneficiadora de caulim do Pará, onde as amostras foram analisadas de três formas: não alvejadas, coaguladas com sulfato de alumínio (Al2(SO4)3) e coaguladas com ácido sulfúrico e Al2(SO4)3; realizou-se análises de pH e viscosidade para avaliar em que faixa de pH o sulfato de alumínio tem melhor atuação, bem como o efeito do ácido sulfúrico no processo de coagulação. Notou-se que o comportamento da viscosidade das amostras coaguladas com ácido sulfúrico e sulfato de alumínio é mais eficaz para a etapa de filtragem. Também se observou melhores resultados na dosagem de coagulante para o meio reacional com pH abaixo de 4,5. Assim, sendo possível determinar o ponto ótimo de dosagem de Al2(SO4)3 no processo.
Kaolin is a type of clay, formed mostly by kaoilinite, used in the paper industry and as pigment for paint and coating applications. Bleaching is part of its wet beneficiation process, where the clay slurry is coagulated and chemically bleached. The process of chemical bleaching was simulated in a beneficiation plant at Pará. Samples were analyzed unbleached, coagulated with aluminum sulfate (Al2(SO4)3) and coagulated with sulfuric acid and Al2(SO4)3; they were tested for pH and viscosity to assess in which pH rates there was a better reaction with sulfate aluminum as well as the effects of the usage of sulfuric acid in the coagulation process. The viscosity behavior of sulfuric acid plus aluminum sulfate coagulated samples were noticed as being more efficient for the standards of the filtration stage. Better results of coagulant dosage at pH rates under 4.5 were observed, which made possible to determine its ideal dosage during the process.