Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS POR MEIO DO COACHING: UMA ANÁLISE BÁSICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão. Coaching. Coaching dentro de empresas.
Management. Coaching. Coaching within companies.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Marcos Lucas de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC - Engenharia de Produção
2 - Lizandra Garcia Lupi Vergara
-

Reumo

As organizações, sejam elas públicas ou privadas, são sistemas que operam em condições de turbulências, riscos e incertezas. Nesse contexto, o coaching surge como um mecanismo de apoio e desenvolvimento de iniciativas de alto nível no mundo dos negócios, uma vez que tornou-se uma ferramenta útil em trabalhos que exigem raciocínio rápido e transferências de aprendizado. Diante disso, esse artigo tem por objetivo verificar a influência da técnica coaching na aceleração do empreendedorismo, por meio de uma revisão básica da literatura. Assim, em relação ao método científico, a pesquisa é caracterizada como indutiva, porque tem por objetivo levar a conclusões cujo o conteúdo é mais amplo do que das premissas que se baseou. Quanto aos procedimentos técnicos para a elaboração desse estudo, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica. Como resultado, o trabalho apresenta um dossiê dos estudos mais relevantes sobre coaching dentro de empresas. Desse modo, conclui-se que ao ramo organizacional o coaching vem sendo aplicado como um meio de aumentar as capacidades empresariais e tem abrido portas para a inovação, ou seja, tem contribuído para a introdução de novas capacidades e habilidades aos gestores empresariais.
Organizations, whether public or private, are systems that operate under conditions of turbulence, risks and uncertainties. In this context, coaching emerges as a mechanism to support and develop high-level initiatives in the business world, since it has become a useful tool in jobs that require quick thinking and transfers of learning. Therefore, this article aims to verify the influence of coaching technique in accelerating entrepreneurship, through a basic review of the literature. Thus, in relation to the scientific method, the research is characterized as inductive, because it aims to lead to conclusions whose content is broader than the premises on which it was based. As for the technical procedures for the preparation of this study, a bibliographic search was used. As a result, the work presents a dossier of the most relevant studies on coaching within companies. Thus, it is concluded that coaching has been applied to the organizational branch as a means of increasing business capacities and has opened doors for innovation, that is, it has contributed to the introduction of new capacities and skills to business managers.