Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO COM A VIDA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DA UFSM.
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Palavras Chave

COVID-19; Isolamento Social; Satisfação com a Vida.
COVID-19; Social isolation; Satisfaction with Life.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto Educacional, Social e Cultural

Autores

Nome
1 - Géderson Donaduzzi
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGAP
2 - Gabrielle Fagundes Postiglioni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Caroline dos Santos Porto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
4 - Kelmara Mendes Vieira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Reumo

No Brasil, a exemplo do que ocorreu em outros países, em virtude da pandemia do coronavírus, foram adotadas medidas não farmacológicas, como o isolamento social, interferindo assim na vida de todos. O presente estudo investigou a influência do isolamento social na satisfação com a vida dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria. Para isso adotou-se uma survey online, cujas respostas foram analisadas com estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes compreendeu a importância de seguir as orientações e se adaptou às regras impostas pelo poder público, apesar das alterações nas rotinas acadêmicas, pessoais e profissionais. Já, pela necessidade de permanecer em casa, percebem queda na produtividade, alterações de humor, sentimentos de angústia e ansiedade e, indicaram uma redução na satisfação com a vida, quando comparada a do período anterior à pandemia.
In Brazil, as in other countries, due to the coronavirus pandemic, non-pharmacological measures were adopted, such as social isolation, thus interfering in everyone's life. The present study investigated the influence of social isolation on life satisfaction of students at the Federal University of Santa Maria. For that, an online survey was adopted, whose answers were analyzed with descriptive statistics, exploratory factor analysis and linear regression. The results indicate that most students understood the importance of following the guidelines and adapted to the rules imposed by the government, despite changes in academic, personal and professional routines. On the other hand, due to the need to stay at home, they perceive a drop in productivity, changes in mood, feelings of anguish and anxiety, and indicated a reduction in satisfaction with life, when compared to the period before the pandemic.